Emef do Bairro Industrial realiza projeto para estimular a Alimentação Saudável

Educação
12/09/2017 16h43

Aprender na escola sobre a importância de ingerir alimentos mais nutritivos também é possível. Prova disto é o ''Projeto Alimentação Saudável'', desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Gloria Macedo, localizada no Bairro Industrial. A Emef iniciou as atividades do projeto na manhã desta terça-feira, 12, servindo um lanche saudável e com palestra sobre a temática, ministrada pela nutricionista da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Kelly Gonçalves.

As ações do ''Alimentação Saudável'' contam com palestra, apresentação de filme educativo, atividades em sala de aula, oficinas, jogos, teatro, além de, é claro, lanches saudáveis. No dia 16 de outubro, data marcada para a culminância do projeto, haverá exposição dos materiais confeccionados pelos próprios estudantes desde o início das ações, e também apresentações com músicas e dança, para que os alunos exponham o que aprenderam sobre boa qualidade na alimentação.

Segundo a nutricionista, a Emef convidou os profissionais de nutrição para desenvolverem as atividades de educação alimentar e nutricional. ''A minha intenção é que cada aluno se reeduque e passe a se alimentar melhor, a começar pela merenda escolar. É um esforço para que haja a sensibilização e a mudança de comportamento em relação aos hábitos alimentares. É fundamental que as escolas façam projetos e trabalhem este tema para termos crianças mais conscientes e bem nutridas'', explica.

A diretora da Emef, Gleice Mafra, comemora o feito e afirma que, para ela, se faz fundamental a parceria entre escola e nutricionista. ''Ações como esta sensibilizam a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que estimulam uma possível mudança de hábito alimentar que, aliado à higiene pessoal e à prática de exercícios físicos, proporcionam uma vida mais saudável e longínqua'', explana.

Gleice complementa ainda: ''As crianças aprendem muito na escola com os projetos e ações, e de forma prazerosa, sendo que, a depender do envolvimento, podem modificar não somente os seus hábitos, mas levarem os ensinamentos para casa e isso pode mudar os hábitos de toda família''.