Ciclo de Treinamento capacita servidores da Prefeitura de Aracaju

Fazenda
12/09/2017 18h08

Com cerca de 300 servidores inscritos, teve início nesta segunda-feira, 11, o primeiro Ciclo de Treinamento Integrado da Prefeitura de Aracaju, realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). São 16 módulos, ministrados nas salas de aula da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), que abordam temas das áreas administrativa e financeira, e têm o objetivo de qualificar os servidores acerca dos procedimentos e sistemas utilizados pela gestão.

No primeiro deles, 'Aracaju Compras: Licitação', ministrado por Karina Calazans, foram 25 profissionais inscritos. "A aula foi ótima, muito dinâmica. A iniciativa do Ciclo de Treinamento proporcionou a nós a chance de adquirimos novos conhecimento, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. Esse foi um ponto muito positivo", opinou a servidora da Emsurb, Valmira Boa Ventura, que atua na Gestão de Contratos.

Lotadas na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Kissiane Marques, Marília Rocha e Andrea Pereira não só participaram do módulo de abertura, como estão inscritas em outras turmas do evento.

"Já era uma necessidade da equipe participar de cursos de qualificação, por isso, aprovamos a ideia. Não somente quem é do setor, mas os servidores em geral precisam entender como funcionam os fluxos e procedimentos. Isso otimiza o nosso trabalho", disse Marília.

O administrador Heltton Carvalho, da Secretaria Municipal da Saúde - a que mais inscreveu servidor para os cursos - participou do módulo Formalização de Processos, com Flávia Duran, e destacou, além do aprendizado adquirido, a possibilidade de interação com outros colaboradores da gestão municipal. "Estamos todos unidos pela mesma causa, que é tornar Aracaju, mais uma vez, a capital da qualidade de vida, então nada mais conveniente que esta troca de experiências. Uma ótima oportunidade de aprender para desempenhar nossas funções  diárias com mais segurança", ressaltou.

Meta alcançada

As avaliações positivas de quem se inscreveu refletem a organização do Ciclo de Treinamento, que contou com o trabalho conjunto da Fazenda, Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Controladoria Geral do Município (CGM) e Aracaju Previdência (Ajuprev). "Atingimos a meta de inscrição e percebemos o interesse do servidor, que confiou em um produto da casa, elaborado e conduzido por profissionais da própria Prefeitura", enfatizou o coordenador de Controle e Gestão de Sistemas da Semfaz, Marcos Dias, que esteve à frente do evento.

Além disso, com as capacitações sendo realizadas no município, há redução de custos com a máquina pública, como determinou o prefeito Edvaldo Nogueira desde o início da gestão. "Mas sem deixar de lado a qualificação dos servidores e, por consequência, a otimização dos serviços que eles desenvolvem; uma vez que, direta ou indiretamente, essas melhorias chegam à população", assegurou. 

O diretor da Escola de Governo e Administração Pública, Bosco Rollemberg, concorda. "O benefício não é palpável, mas essas áreas desenvolvem atividades fundamentais, como as avaliações de projetos e contratos, a condução dos recursos, e outros procedimentos que viabilizam a prestação do serviço à população lá no posto de saúde, na escola, no centro de referência. Tudo passa pela agilidade, disponibilidade  e qualidade do serviço técnico que o profissional destas áreas desenvolvem".