Fundat capacita aracajuanos para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
12/09/2017 18h40

O sorriso de Ane Kelly mostra que deu tudo certo. Recentemente, a aracajuana foi aprovada em um teste de seleção para trabalhar como atendente de farmácia. Para conquistar a vaga, a estudante traçou alguns objetivos, um deles foi concluir o curso de ‘Atendimento com Qualidade', oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cleia Maria Brandão, localizada no bairro Coroa do Meio.

As aulas foram ministradas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Ao todo, 13 pessoas concluíram o curso. O interesse em se qualificar era notado no dia a dia, por meio dos olhares atentos e da troca de experiência. Para Ane Kelly, o curso abriu portas. "Era uma oportunidade que eu buscava há muito tempo. Eu soube dessa vaga de emprego aqui na sala de aula, no curso de Atendimento. Eu estou muito feliz, aprendi muita coisa e ainda consegui um emprego", afirmou.

Quem também aproveitou para se atualizar foi a estudante de Comunicação Social com Habilitação em Áudio Visual, Tylena Deusdeth. Segundo ela, conhecimento nunca é demais. "Eu gosto muito da comunicação em si. Ela é muito importante para qualquer tipo de relação, seja em casa, no trabalho ou na sala de aula. O curso é bastante interessante. Aproveitei porque o conhecimento é essencial", disse a aluna.

Futuro

O curso foi encerrado nesta terça-feira, 12. De acordo com o coordenador da UQP Cleia Maria Brandão, Erik Alexandre Mamlak, o objetivo do curso é oferecer ao mercado mão de obra qualificada. "O curso foi proveitoso para todos. Nós ficamos felizes com o resultado. Melhor ainda foi acompanhar a empolgação da turma, mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo país", ressaltou.

A instrutora responsável pelo curso de Atendimento com Qualidade, Grasiele Aparecida Souza, destacou o interesse dos alunos. "O curso era aberto a todos. Tínhamos alunos com faixas etárias diferenciadas. Isso é gratificante para quem ensina, pois a gente percebe que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em aprender, em disputar uma vaga no mercado que hoje está tão competitivo", colocou.

Allysson Silva se preocupa com o futuro. Ele tem 18 anos de idade. Atualmente, está desempregado e aproveitou esse período para se qualificar. "Quando a minha chance chegar, eu vou estar pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho. Foi por isso que levei a sério o curso. Até porque eu sei que não existe progresso sem estudo. O caminho para alcançarmos algo melhor na vida é esse", destacou Allyson que mora no bairro Coroa do Meio.