Cadastramento de doadores de medula movimenta a Guarda Municipal de Aracaju

Guarda Municipal
12/09/2017 19h45

Quem visitou a sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) na terça-feira, 12, constatou uma movimentação diferente da normal. Em vez de guardiões fardados de azul marinho viu pessoas transitando de jaleco, fichas de cadastramento sobre as mesas e material de coleta de sangue devidamente separado e catalogado. Tratava-se da campanha de cadastramento de doadores de medula realizado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da GMA.

Como resultado final foram realizados quase 80 novos cadastros de possíveis doadores de medula que a partir de agora passarão a compor o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Como forma de incentivar o gesto e contribuir com a campanha, a prefeita em exercício Eliane Aquino também fez seu cadastramento. "Essa iniciativa é de uma importância imensa. Nós nunca sabemos quem poderá precisar de um transplante de medula óssea, pode ser a gente mesmo, alguém de nossa família. Então é extremamente importante que a população participe e se cadastre sendo um voluntário. Procure o Hemose e seja um doador. Não custa nada e você poderá ajudar a salvar vidas", afirma Eliane.

Além dos guardas municipais, servidores do Procon Municipal e pessoas da comunidade participaram da campanha. O guardião Fábio André foi uma dessas pessoas. "É um ato de solidariedade entender que existem pessoas, na realidade mais de 1.500 em todo o Brasil que esperam na fila a fim de encontrar um doador compatível. Para quem se cadastra é muito simples, mas para quem vai receber é a vida", declara o guardião.

Quem também doou parte de seu tempo e sangue para a campanha foi o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida. "Não tem coisa mais valiosa do que a vida, e vida com qualidade, vida com saúde. Então, essa campanha de cadastramento de doadores de medula óssea é algo que nos deixa muito felizes, porque mostra que a Guarda Municipal, além de sua função de proteção e combate à criminalidade, tem um lado humano, que se preocupa com a vida, e isso é muito positivo. O pessoal do Procon vindo aqui também, se cadastrando, contribuindo, é algo que nos traz muita alegria. Quando a gente vê tanta gente se predispondo a se tornar um candidato a doador de medula óssea para a Secretaria é uma alegria imensa".

Quem não pôde participar da campanha realizada pela Guarda Municipal de Aracaju, mas quer se cadastrar pode procurar a sede do hemocentro de Sergipe localizado na avenida Presidente Tancredo Neves, S/N, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).