Ciclistas já podem se preparar para o segundo dia da Área para a Prática do Ciclismo

Agência Aracaju de Notícias
13/09/2017 15h10

Se o cenário ajuda, a Prefeitura de Aracaju ainda dá aquele empurrãozinho para impulsionar as pedaladas na Orla da Atalaia, um dos cartões postais da capital e, agora, local que abriga, três vezes por semana, um espaço todo dedicado aos amantes do esporte sobre duas rodas. O trecho de 2,5 km reservado para a Área para a Prática do Ciclismo começou a funcionar na terça-feira, 12, e esta quinta-feira, 14, é o segundo dia da novidade que tem agradado atletas e amadores do ciclismo. 

Agora, Aracaju entra para rol de grandes cidades, como Rio de Janeiro e Maceió, que, além de incentivarem a prática da atividade física, também colaboram para a diminuição do conflito entre ciclistas e motoristas. Consequentemente, através da iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp), a Prefeitura visa contribuir para a redução do número de acidentes. O trecho, que vai do antigo hotel Parque dos Coqueiros até os lagos (sentido praia/Centro), fica fechado para a circulação de veículos às terças e quintas-feiras, das 4h30 às 6h30, e aos sábados, das 5h às 10h. 

No primeiro dia da liberação do espaço, os ciclistas não se intimidaram nem mesmo com a forte chuva que caiu durante boa parte da manhã, uma das provas de que a novidade agradou. Mesmo sendo uma avenida bastante transitada, a ação não atinge o horário de pico, quando o fluxo de veículos aumenta, o que contribui para a aprovação da medida.

O presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Jairo Vieira, considera que a Prefeitura acertou na iniciativa. “Entre os grupos de ciclismo, o pessoal tem elogiado muito. Ouvi de algumas pessoas que lugar de ciclista é nas ciclovias, porém, é importante ressaltar que ciclistas de alto rendimento pedalam a mais de 40km/h, o que não é permitido nas ciclovias, como está estabelecido no Código de Trânsito. Ciclovia é local apenas para deslocamento. Por isso, os atletas de ciclismo necessitam de uma área como essa, afinal, precisam treinar e já vimos muitos colegas sendo mortos ou lesionados por treinarem pelas ruas da cidade”, esclareceu. 

Para manter a organização do fluxo, a cada dia que a ação é realizada na Orla da Atalaia agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão no local. 
 

Leia também...