Prefeitura mantém diálogo com professores de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
13/09/2017 18h21

Na tarde desta quarta-feira, 13, a prefeita em exercício Eliane Aquino recebeu os representantes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). Esse encontro dá sequência a uma série de reuniões que o sindicato vem tendo com a atual gestão. Das 74 escolas municipais, oito aderiram totalmente à paralisação. A categoria está em greve desde o início do mês de setembro.

A prefeita em exercício, Eliane Aquino, considerou a reunião positiva para o avanço das negociações. "Nós mostramos que os dados da Prefeitura estão expostos e o que nós queremos realmente é que, juntos , cuidemos da educação das nossas crianças e façamos com que a mesa do município de Aracaju esteja aberta. Foi mais um passo que demos hoje. Nós precisamos cuidar da educação de Aracaju, e essa é uma gestão que está fazendo isso com todas as dificuldades financeiras encontradas. Queremos dar mais um passo, mas com responsabilidade fiscal, sem botar em risco o futuro do nosso município", destacou a prefeita em exercício.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, apresentou as contas da pasta e mostrou a impossibilidade de conceder o reajuste do piso dos professores neste momento, mas explicou que a maior parte da pauta de reivindicação já foi atendida pela Prefeitura.  "A reunião foi bastante produtiva porque nós conseguimos mostrar todos os nossos dados ao sindicato. Nós abrimos o nosso saldo, abrimos as contas do Fundeb. Com isso, o sindicato se apropriou de informações mais detalhadas para que a gente chegue a uma negociação e, quem sabe, ao fim da greve", afirmou.

Para o presidente do Sindipema, Adelmo Meneses, a reunião mostra o interesse da Prefeitura em dialogar com a categoria. "O que nós buscamos é justamente esse canal para continuarmos a discussão. A atual gestão vem mantendo esse diálogo conosco. Na semana que vem, teremos outra reunião e queremos que o Legislativo participe para que a gente possa avançar. Ontem, estivemos na Câmara de Vereadores. Aproveitamos a tarde de hoje também para levarmos os dados que foram apresentados na reunião', colocou.

Além da secretária da Educação Cecília Leite,  participaram da reunião os secretários de Planejamento e Gestão Augusto Fábio e de Finanças Jeferson Passos. Na segunda-feira, dia 18, haverá nova reunião na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), às 9h.