17 de Março: obra da primeira Emef já está 50% concluída

Obras e Urbanização
14/09/2017 11h28

O poeta e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo, que viveu no século XIX, já asseverava àquela época que "quem abre uma escola fecha uma prisão". Essa visão, até hoje atual, mostra a importância de investimentos em educação, pois isso resulta em qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social. É o que a Prefeitura de Aracaju vem fazendo ao longo dos primeiros nove meses de gestão. Prova disso foi a retomada da construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do bairro 17 de Março.

A unidade, que será a primeira Emef do bairro, atenderá crianças e jovens do bairro em uma estrutura moderna e apta para promover modelos facilitadores de aprendizagens e potencializadores das capacidades cognitivas e criativas dos estudantes. O prédio em construção terá oito salas de aula, sala de informática, espaço de música, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, espaço multieventos, arquivo, áreas de jardins, estacionamento, compartimentos para tarefas administrativas e quadra poliesportiva coberta. Os investimentos totalizam cerca de R$ 2,4 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Andamento

Encontrada paralisada, a obra foi retomada e hoje conta com aproximadamente 50 operários que trabalham diuturnamente para adiantar e poder entregar o empreendimento em tempo de poder funcionar no ano letivo de 2018. As frentes de trabalho se dividem em implantação da rede hidráulica, instalação elétrica, cobertura do telhado, reboco e revestimento cerâmico nas paredes internas. A quadra poliesportiva teve a estrutura metálica reforçada e a base para o piso já começa a ganhar forma. De acordo com técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que vistoriam a obra, já ultrapassa a marca de 50% de execução.

Prioridade

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, esta obra retoma uma filosofia que marcou a primeira passagem de Edvaldo Nogueira pelo Executivo, destacando-se pelo investimento na educação. "Exemplos não faltam que comprovem a capacidade e visão social que o prefeito tem quando se trata de educação, bastando lembrar de alguns exemplos, como a reforma concluída em 2010 da Emef Tenisson Ribeiro, na Zona de Expansão, a reconstrução, em 2011, da Emef José Carlos Teixeira. Também em 2011, Edvaldo entregou à comunidade do bairro Getúlio Vargas as reformas das escolas municipais José Antônio da Costa Melo e Neuzice Barreto", lembra o secretário.