Emsurb realiza ações de combate ao descarte irregular na capital

Serviços Urbanos
14/09/2017 15h58


Devido à alta incidência de casos em diversos pontos da cidade, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem trabalhando intensamente no recolhimento de lixo e entulho em áreas de descarte irregular na capital.

Durante os últimos dias e nesta quinta-feira, 14, para obter êxito e maior agilidade durante as ações, a Diretoria de Operações da Emsurb montou uma verdadeira força-tarefa e percorreu vários pontos críticos. Foram utilizadas caçambas, máquinas pás carregadeiras e dezenas de agentes de limpeza.

“Montamos uma estratégia de ação específica para atender a essas demandas. Estamos programando ações como essa em outros bairros para manter toda a cidade limpa e conservada”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

As equipes fizeram a coleta e limpeza na rua Leonel Curvelo, no bairro Suíssa, no entorno do Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas, avenida São João Batista, no bairro Ponto Novo, no bairro Atalaia, Cidade Nova, conjunto Veneza, no bairro Olaria, no conjunto Dom Pedro, no bairro José Conrado de Araújo, além das avenidas Tancredo Neves, Airton Teles, e Francisco Moreira.

Apesar da coleta domiciliar ser realizada regularmente em toda a cidade e de haver mais de 150 caixas coletoras disponibilizadas para descarte de pequenos volumes, sendo 71 para lixo, 23 para entulho e 60 PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), é comum o flagrante de moradores e carroceiros que despejam todo o tipo de material em terrenos baldios, calçadas e até margens de canais.

Penalidades

O ato do descarte irregular do lixo é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 1.721/91. Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 50 mil reais a, até mesmo, detenção. Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, no que se refere aos danos causados ao meio ambiente.

As denúncias podem ser feitas pela população à GMA por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, pela Sema no telefone 98149-2497 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb.