Programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa é apresentado para Câmara de TI da Fecomércio e Fórum Empresarial

Indústria, Comércio e Turismo
14/09/2017 18h15

Nesta quinta-feira, 14, o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa foi apresentado em dois momentos pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, responsável pela implantação do conjunto de projetos que compõe o programa.

Pela manhã, Jorge o apresentou durante a 9ª Reunião da Câmara de TI da Fecomércio/Se, realizada na sede da Semict, para um grupo de empresários, desenvolvedores de startups, representantes de entidades de classe e também governamentais. Jorge explicou que o programa utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para "melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade", sendo o cidadão o grande destinatário das melhorias.  "As TICs são muito importantes como instrumentos, como meio, mas o objetivo final é uma melhor gestão, uma melhor prestação de serviços e a melhoria da qualidade de vida na cidade", destacando que a inovação neste modelo é o engajamento da população no processo, não só como demandante de serviços, mas partícipe de decisões.

O secretário elencou os projetos que compõem o programa: Aracaju na Palma da Mão: Aracaju Conectada; Aracaju Iluminada e Monitorada; Aracaju Criativa; Aracaju Competitiva e o Aracaju: venha sentir de perto, definindo de forma detalhada as funcionalidades de cada um.

Roger Barros, coordenador da Câmara de TI da Fecomércio/Se, considerou o programa "inovador para a cidade" e uma oportunidade que a atual gestão abre para a expansão do setor de TI em Aracaju. "É um projeto que congrega diversos setores da economia e a área de Tecnologia da Informação é primordial para que esse projeto aconteça. Se não tivermos a infraestrutura adequada de TI, internet e segurança da informação, nenhum projeto poderá ser realizado, já que é o suporte para as demais aplicações serem desenvolvidas. É um projeto que abre um enorme leque de oportunidades para o setor de TI, para as startups, para as empresas dos diversos setores da economia. Isso com certeza vai promover a ampliação do ecossistema digital de nossa cidade, que poderá exportar esta tecnologia para outras cidades brasileiras e ser referência em Cidades Inteligentes", avaliou.

Deste encontro participou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho; o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado; Gildo Antônio, da FCDL; Lara Andrade e Mércia Aragão, do Sebrae/Se; o coordenador da Câmara de TI da Fecomércio/Se, Roger Barros; do diretor do programa Cidade Inteligente, Humana e Criativa da Semict, Ricardo Mascarello, juntamente com o especialista em tecnologias digitais, Wilton Leite e representantes de empresas de TI.

Terminada a reunião, Jorge Santana seguiu para nova etapa de apresentação em almoço com representantes do Fórum Empresarial de Sergipe, no Radisson Hotel, na Orla de Atalaia.

Formado por um público majoritariamente de empresários, além de explicar o programa, com os mesmos detalhes do encontro anterior, Jorge fez um convite à reflexão de que o Aracaju Cidade Inteligente, Humana e Criativa não é apenas um programa de gestão, mas uma oportunidade de aliança entre o poder público e a iniciativa privada na reconstrução da qualidade de vida de Aracaju. "Estamos iniciando a maratona de apresentação do programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa não somente para que seja mais conhecido pelos aracajuanos, mas sobretudo para sensibilizar a sociedade para a importância do seu engajamento e em especial ao setor empresarial, com o qual esperamos estabelecer muitas parcerias", concluiu.