Procon Aracaju leva informações sobre o Código de Defesa do Consumidor às universidades

Defesa Social e Cidadania
15/09/2017 15h10

As ações educativas promovidas pelo Procon Aracaju, em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), chegaram até as universidades, ao longo desta semana. Alunos de três instituições de ensino superior tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores. Além dos momentos de interação entre os estudantes e os colaboradores do órgão, também foram distribuídos materiais educativos. A iniciativa é fruto da parceria entre o Procon Aracaju, Procon Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE).

De acordo com a coordenadora geral do Procon municipal, Liara Andrade, foi possível orientar os alunos na resolução problemas que envolvem relações de consumo. "Na ocasião em que vistamos os estabelecimentos de ensino tivemos a oportunidade de identificar situações que precisam de intervenção do Procon Aracaju. Os próprios estudantes relataram problemas que pudemos verificar e solucionar no momento da ação", relatou a coordenadora geral.

Entre os casos verificados esteve o da universitária Natália Silva. Ela tentava, há quase uma semana, imprimir o boleto para efetuar o pagamento da mensalidade, porém não conseguia. Ao buscar auxílio, de forma presencial, ficou surpresa ao se deparar com a solução oferecida pela universidade. "Fui informada que seria preciso realizar o agendamento para impressão do boleto.  Os juros estariam se acumulando até a data agendada. Isso me causaria um grande prejuízo", informou.

Diante da mediação conduzida pelo Procon Aracaju, ao verificou a situação, o estabelecimento regularizou o serviço. "Constatamos que não era um fato isolado. Muitos alunos relataram o mesmo problema. A universidade precisa tornar acessível a impressão do boleto para os alunos que não possuem meios de realizar tal ação", complementou Liara Andrade.

O coordenador de fiscalização do Procon Aracaju, Francisco Costa, ressaltou que a ação acontece em caráter educativo, mas o compromisso do Procon com os consumidores é permanente. "Contribuímos com a  resolução do problema de vários alunos junto à diretoria e esclarecemos as dúvidas dos estudantes. A ação atingiu seu objetivo e se revelou bastante produtiva ", destacou.

O coordenador informa, também, que em caso de dúvidas ou denúncias, tanto consumidores quanto fornecedores podem entrar em contato com o Procon Aracaju através do número telefônico 151. "Estaremos sempre à disposição para ajudar no equilíbrio das relações consumeristas e garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor", finalizou.