Campanha de Multivacinação imuniza quase duas mil crianças e adolescentes em Aracaju até o momento

Saúde
18/09/2017 17h51

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação realizado no último sábado, 16, foi bastante movimentado na capital, onde a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertou o serviço de vacinação em 42 unidades de saúde da família. O quantitativo divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) nesta segunda-feira, 18, é que desde que a campanha iniciou, em 11 de setembro, até o último sábado, 16, foram vacinadas 1.913 crianças e adolescentes menores de 15 anos. Somente no Dia D foram imunizadas 1.504.

Para a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, foi muito importante a articulação em torno do Dia D. “No nosso planejamento do início do ano, percebemos que o número de crianças que não estavam com a vacinação em dia era muito alto e simultaneamente isso ocorreu em todo o país. Por isso está acontecendo esta campanha até a próxima sexta-feira, 22, e houve o Dia D, que foi bastante procurado. As mães e os pais atenderam o chamado da SMS para proteger seus filhos contra as doenças”, explicou Taise.

Até a última sexta-feira, 409 crianças e adolescentes tinham sido imunizados. Do total de vacinados no Dia D (1.504, cadastrados até o meio-dia desta segunda) 456 eram adolescentes e 1.048 crianças, sendo que destas, 452 eram menores de 1 ano. “No entanto é bom reforçar que todas as vacinas ofertadas nesta campanha estão sempre disponíveis nas unidades de saúde da Rede de Atenção Primária de Aracaju. Foi muito alto o número de menores de um ano imunizados no sábado, algo que não deveria ocorrer porque este grupo deve estar com o cartão de vacinação rigorosamente em dia”, alertou Taise.