Atletas da rede municipal de Aracaju levam ouro em Jogos da Juventude 2017

Educação
19/09/2017 11h55

Em meio a mais de quatro mil estudantes brasileiros, os jovens Kailane Letícia, Ronald Mateus e Mayke Yuri, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, foram campeões do Badminton nos Jogos Escolares da Juventude 2017. O maior evento escolar esportivo é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil e aconteceu na cidade de Curitiba, no Paraná, de 11 a 16 de setembro.

Para chegarem a esse resultado os jovens treinaram durante dois anos. Todas as tardes das segundas, quartas e sextas-feiras eles treinavam com o professor de Educação Física da rede municipal de ensino Wendel Ribeiro que os acompanhou na viagem. Ao acompanhar as vitórias dos seus alunos o professor sentiu uma mistura de sentimentos. “Eu senti muita alegria por eles terem conquistado tamanho resultado, mesmo diante das superações diárias para eles conseguirem treinar, esses meninos vão longe, eles têm garra”, afirmou.

A secretária da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, afirmou que a secretaria Municipal da Educação (Semed) está desenvolvendo ações de valorização dos professores como melhorias nas estruturas físicas das escolas e investindo na estruturação dos esportes de rendimento através do investimento em melhores equipamentos e em parcerias. “Nós investimos no desenvolvimento integral dos nossos alunos e eles nos respondem da melhor forma. Ficamos muito felizes com nossos alunos da Escola Alcebíades representaram a nossa cidade e o nosso estado com excelência, trazendo o ouro para nós”, comemorou.

Os campeões

Quando o professor Wendel fala em superação, a gente nem imagina o que o trio de ouro Kailane, Mayke e Ronald passou. Na primeira competição em dupla, Kailane e Ronald jogaram contra a equipe do Rio Grande do Sul, mas apesar de estarem com uma larga vantagem no placar, Kailane torceu o pé durante a partida, isso levou a dupla à primeira derrota.



 O jogo seguinte foi contra o Paraná, apesar do atendimento médico e fisioterapêutico, Kailane ainda sentiu muito o machucado e perderam novamente, mas isso os motivou a se superarem,
Mayke Yuri obteve a vitória nas eliminatórias e deu muita força aos seus companheiros de equipe. “Mesmo diante de toda aquela dificuldade eu acreditei que a gente podia ganhar, eu sabia que a gente tinha treinado muito e sabia que eu e meus colegas poderíamos fazer bonito e falei isso para eles”, afirmou.


Ronald ficou preocupado com a companheira de equipe e se surpreendeu quando ela firmou que jogaria até o final. Foi contra a equipe do Ceará que o ouro veio. “Eu ainda sentia meu pé, mas acreditei que eu e Ronaldo ganharíamos e foi o que aconteceu, a gente comemorou muito porque nós treinamos juntos, treinamos duro. Agora, meu sonho são as olimpíadas”, expressou Kailane sem esconder o entusiamo.

Os três tem o sonho de serem campeões Olímpicos e já mostraram na prática que são capazes de alcançar essa realidade que nunca esteve tão perto de um atleta aracajuano na modalidade Badminton. A Semed está empenhada em desenvolver ações para que não só eles, como outros expoentes dos esportes de rendimento tenham cada vez mais sucesso.
 
Escolas Municipais
 
São 16 alunos da rede municipal representando 4 escolas mantidas pela Semed. A Emef Alcebíades Melo Vilas Boas será representada pelos alunos Kailane, Maike e Ronald, no Badminton; já a Emef Antonio da Costa Melo estará representada pelo aluno Carlos André, no Atletismo; a Emef Juscelino Kubitschek por Nailson Silva Gois, na Luta Olímpica e no Judô; Vinicius Emanuel e Geovana Sampaio, no Judô, e Rafael Gomes no Atletismo; da Emef Manoel Bonfim participa o time de Handebol feminino da escola, com as alunas Anamim, Maria Isabel, Luiza Vitória, Aline, Gleiciane, Leticia, Myriele e Williane.