Semed realiza reuniões mensais com gestores pedagógicos

Educação
19/09/2017 12h47

Com o objetivo de manter o contato direto com os gestores pedagógicos e contribuir para uma educação de qualidade, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), através do Departamento da Educação Básica (DEB), realizou nesta terça-feira, 19, uma reunião sistemática com os coordenadores da rede, onde foram apresentados projetos que serão instituídos nas escolas. Um desses projetos é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que será desenvolvido no mês de outubro.

Os encontros começaram no mês de março e se estenderão até o fim do ano letivo. Nesta etapa, as reuniões foram divididas por núcleo. O primeiro começou na última segunda-feira, 18, e vai até sexta-feira, 22. Durante o encontro, também foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas na semana da criança e passadas as orientações sobre o livro didático, os cuidados que as escolas devem ter com toda a documentação do recebimento do livro.

De acordo com a coordenadora do ensino fundamental do DEB, Ana Débora Lima, também foram apresentados os resultados da avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes da rede. "Apresentamos aos coordenadores os resultados da avaliação que a secretaria realizou no período de julho. Nossa proposta é que eles possam ter compreensão dos resultados de suas escolas, para que comecem a trabalhar para a melhoria desse resultado", explica.

"Prezamos pela participação dos representantes de cada escola em nossos projetos. Por isso, temos o cuidado de compartilhar todas as ações pedagógicas que o departamento da educação realiza para que todos os coordenadores fiquem por dentro. Essa medida é de extrema importância para que o projeto seja bem sucedido dentro de cada escola. Durante esses encontros mensais, os coordenadores também discutem sobre os problemas das escolas. Atuamos para ajudar a escola a trabalhar melhor a perspectiva pedagógica", completa Débora.

Para a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, Rosimeire Souza de Oliveira, a realização da reunião mensal é fundamental para que possa existir um diálogo entre escola e secretaria. "Acho importante esse intercâmbio com a secretaria, principalmente quando o assunto é alfabetização. Precisamos estar atentos as novas ferramentas para facilitar o trabalho da escola. A vida escolar começa na alfabetização e esses encontros nos possibilita um leque de material para apresentarmos aos nossos estudantes", afirma.