11ª Primavera dos Museus é realizada no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
19/09/2017 16h33

Mais uma vez o Centro Cultural de Aracaju recebeu nesta terça-feira, 19, a Primavera dos Museus, que este ano traz como o tema “Museus e Suas Memórias”, retratando a importância dos instrumentos de preservação de objetos históricos e contemporâneos. Evento, que já está em sua 11ª edição, é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).


Durante todo dia, a Funcaju e o Ibram prepararam uma vasta programação com palestras, exposição e homenagens aos funcionários da área da Museologia. Pela manhã, o evento foi aberto pela roda de conversa com o tema: ‘Museus e Memórias’ proferida pelas professoras do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes e Priscila Maria.

Na roda de conversa, as pesquisadoras destacaram o papel dos museus enquanto instituições de reflexão e preservação do conhecimento. “Estamos passando por momentos delicados tanto socialmente quanto politicamente, porém, é importante ressaltar o papel do museu não só no Brasil, mas em todas as partes do mundo. São locais sagrados, que preservam objetos da nossa história. É um local de reflexão e crítica, sendo necessário que tirem as pessoas de suas zonas de conforto. Porque esse é o seu papel. Mostrar a história de forma lúdica, reflexiva e acima de tudo mostrar os seus significados”, destacou Priscila Maria.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual dos Museus, Marta Soraya Andrade, a Primavera dos Museus tem como objetivo aproximar a sociedade das instituições através de diálogos. “É importante que nós estejamos sempre interagindo com a comunidade para que os museus sejam muito mais que exposições, coleções e fontes de pesquisas. A Primavera dos Museus traz essa proposta de dialogar sobre a comunidade a fim de observar as mudanças no comportamento social e na relação de vida atualizada e alinha com o passado”, disse. “Nós temos uma grande diversidade de museus em Sergipe. Claro, precisamos ir muito mais além, mas no estado nós temos uma grande política de museus a fim de mobilizar a sociedade para mobilizar as pessoas”, completou.

No período da tarde, a professora Verônica Nunes apresentou a palestra “O Museu Cidade de Aracaju (1988)”. A professora ressaltou a construção do museu já que ela fez parte deste processo. “Na época eu era funcionária do estado e pensamos em construir o museu da cidade. Então, o que tínhamos na época era a ideia de um museu-fórum, um museu aberto, pensando na comunidade, e uma literatura de apoio no universo da história, da geografia, da literatura sobre Aracaju”, contou a professora.

Verônica também destacou a importância da realização do evento e valorizou a escolha do tema deste ano, que mostra um lado dos museus que a população não conhece. “A Primavera dos Museus é um grande evento e busca dinamizar e atrair cada vez mais o público para mostrar o papel do museu na sociedade. Neste ano, o evento trabalha com a memória dos museus, mas não a memória dos objetos, mas sim a memória da própria instituição. Aquilo que normalmente o público não vê, a pesquisa, o processo de documentação, a cadeia operatória da museologia como denominamos”, explicou Verônica Nunes.

A programação do evento encerrou com uma roda de conversa sobre patrimônio cultural com as professoras Cristina Valença e Sura Carmo.