Alimentação escolar da rede municipal de Aracaju é tema de palestra em Congresso Internacional

Educação
19/09/2017 18h09

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), por meio da coordenadora de Alimentação Escolar(COAE/Semed), nutricionista Verônica Maria, foi convidada a explicar a experiência exitosa da rede no acompanhamento nutricional da alimentação escolar da rede no III Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (CIAFIS), realizado na Universidade Tiradentes (Unit). Nesta terça-feira, 19, Verônica ministrou palestra 'Alimentação Escolar' .

Durante a palestra, a profissional  explicou as legislações que normatizam o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae),  o trabalho no fornecimento de alimentação para os estudantes das escolas mantidas pela Semed. Na oportunidade, também foram apresentados os processos de terceirização e de auto gestão, os projetos e ações para promover uma alimentação mais saudável e também falou do acordo firmado pela Semed, recentemente, com as cooperativas da Agricultura Familiar.   

Segundo Verônica Maria, a intenção é que todos conheçam a alimentação escolar que é oferecida aos alunos da rede municipal, a preocupação com a qualidade do cardápio e o trabalho com ações e projetos que a Semed vem desenvolvendo para promover uma alimentação mais adequada às crianças e jovens das escolas municipais de Aracaju. Ela conta que a COAE exerce seus trabalhos  através de uma equipe de 6 nutricionistas e 3 integrantes da área administrativa, realizando visitas diárias às escolas.

A nutricionista relata o funcionamento da distribuição dos alimentos. "A gente vê se a alimentação está sendo produzida de forma segura, com a higiene necessária, se os produtos são de boa procedência. Entre outros projetos, temos o 'Fruta é Bom Demais', em que procuramos servir sempre uma fruta no lanche. Fazemos ações para conscientizar as crianças da importância de comer alimentos saudáveis e promovemos assim uma melhor qualidade de vida aos estudantes. Outro ponto interessante é que, de acordo com a legislação, alunos da creche tem que receber no mínimo 3 refeições e nós oferecemos 4 refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço e um lanche da tarde reforçado, como se já fosse uma janta, onde consomem uma sopa, canja, mingau", declara.

Para Verônica o trabalho é gratificante. "Trabalhar para oferecer uma alimentação de qualidade nas escolas de Aracaju é a coisa mais linda. A recompensa é chegar na escola e ver os alunos se alimentando. O PNAE surgiu para atender este público de alunos que não tem como consumir uma alimentação adequada em casa. Muitas vezes já cheguei nas escolas e as crianças estão lá tomando o cafezinho da manhã. Eles dizem: 'tia, estou comendo bem, comi a minha melancia toda'", conclui.  

A recém formada em Nutrição, Jéssica Martins, estava entre o público da palestra e afirma que a experiência possibilitou um conhecimento mais abrangente na área, desde a rotina dos processos referentes a aquisição dos alimentos até as competências do profissional de nutrição. A nutricionista também menciona que foi produtivo conhecer os possíveis desafios enfrentados quando se trabalha com alimentação nas escolas e fala da vontade que surgiu em trabalhar na área.

''Tenho muito interesse em trabalhar na área porque alimentação escolar é uma forma de oferecer segurança alimentar e nutricional para a população, além de contribuir positivamente no desempenhos dos estudantes. Estar vendo uma representante da Coordenadoria aqui, falando das experiências e do que vivencia no dia  a dia é muito importante para mim, com uma aproximação entre o saber teórico e prático'', evidencia.