Seminário do Planejamento Estratégico debate projetos prioritários para Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
19/09/2017 21h50

A tarde do 2º Seminário do Planejamento Estratégico, realizado pela Prefeitura de Aracaju nesta terça-feira, 19, foi de apresentações e compartilhamentos dos 22 projetos prioritários para o desenvolvimento da capital aracajuana. Os secretários municipais e gestores das diversas áreas que compõem a administração explanaram os objetivos gerais e específicos a respeito dos projetos desenvolvidos, com base na missão, visão e valores da atual gestão.

Com o foco da primeira etapa na reconstrução da cidade, os 22 projetos apresentados nesta tarde têm prioridade para execução até junho de 2018 e fazem parte dos 65 projetos delineados durante o Plano Estratégico para os quatro anos de gestão. "O nosso dever é buscar coisas novas e não é fácil superar hábitos e modos velhos, mas nós podemos sempre recomeçar. Agora, cada líder precisa juntar a sua equipe e construir os desdobramentos. É um grande desafio, porque liderar não é fácil, é preciso paciência e coragem", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O prefeito destacou ainda que todos os processos foram dando convicção de que os mecanismos de governança estão seguindo o caminho certo. "O esforço da equipe está sendo extraordinário. Esse já é um momento de celebração e agora temos uma tarefa muito maior, que é colocar em prática tudo o que foi planejado", disse Edvaldo.

O consultor Júlio Filgueira, que está à frente do direcionamento do Planejamento, explicou a matriz de incidência dos projetos, que envolvem diversas secretarias e decidem o foco de prioridade de ação diante da atual situação de crise. "Durante o planejamento, nós avaliamos sempre os critérios de relevância. Planejar é apenas o primeiro passo e eu diria, inclusive, que é o mais fácil. Agora, entramos no maior desafio, que é a execução, através de um modelo de governança, monitoramento e controle que dê conta dos ciclos da gestão", ressalta.

"O planejamento é importante por não ficar unicamente voltados aos gestores. Desde o início, ele foi pensado com a participação da equipe técnica para dar o suporte necessário de informações e trabalho em conjunto. Não tem como pensar em um verdadeiro planejamento estratégico sem ter uma integração de todas as secretarias e todas as parcerias que seja possível", destacou Marianna Albuquerque, gestora da Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Urbano (Cogedurb) e líder de um dos projetos prioritários desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, ressalta que o Planejamento Estratégico orienta os trabalhos e define os focos, diretrizes e estratégias para alcançar os resultados esperados. "Um dos aspectos importantes da metodologia desse planejamento é ser participativo, intersetorial e relevante para todas as áreas do governo. Afinal, vários projetos permeiam diversas áreas e contribuem para que nós possamos construir nosso projeto com essa visão mais ampliada", afirma.