Dia da Árvore é comemorado nas escolas da rede municipal

Educação
21/09/2017 14h25

O Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira, 21, foi lembrado em diversas escolas da rede municipal de ensino da capital. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) aproveitou a data para reforçar a necessidade de preservação do meio ambiente. Atualmente, a Semed desenvolve ações em parceria com outras instituições, a exemplo do programa “Rede de Escolas Sustentáveis”, os “Amigos do Meio Ambiente” da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o “Conta Cidadã” da Energisa e um projeto com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

A Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), através do projeto de educação ambiental, já arborizou seis instituições da rede, e mais cinco serão arborizadas ainda este ano. De acordo com a coordenadora da Coped, Maíra Ielena, essas ações que constroem uma rede de escolas sustentáveis têm impacto positivo na qualidade de vida dos estudantes.

“É muito importante estimular e conscientizar essas crianças, visto que elas são disseminadoras do conhecimento adquirido. Sabemos que tudo que elas aprendem passam para amigos, vizinho e familiares. Além do projeto de arborização nas escolas, também estamos preocupados com o descarte de resíduos sólidos dentro das instituições. Estamos em processo de estruturação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas unidades de ensino da rede municipal”, informou a coordenadora.

Comemorações nas escolas

As escolas também não ficam de fora quando o assunto é conscientizar para formar indivíduos comprometidos com os problemas ambientais. Para comemorar o Dia da Árvore, as Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) Benjamim Alves de Carvalho e Dom Hélder Câmara e de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, realizaram atividades que destacam o respeito à natureza e a importância da conservação desses recursos naturais.

Na Emei Benjamim Alves de Carvalho, as atividades começaram na quarta-feira, 20, e vão até sexta-feira, 22, com contação de histórias, painéis, cantinho da plantinha, músicas e pinturas com as mãos. De acordo com a diretora, Maria Núbia Guimarães, os cuidadores da creche e os professores da pré-escola têm o cuidado de trabalhar todas as datas comemorativas e o dia 21 de setembro não poderia passar em branco. “Na nossa escola é essencial comemorar essas datas que têm uma grande importância na sociedade. Na Semana da Árvore, além das crianças aprenderem sobre o meio ambiente, estimulamos a criatividade delas”, conta.

Já na Emei Dom Hélder, algumas turmas produziram árvores utilizando material reciclado, rolinho de papel higiênico e papelão. A coordenadora pedagógica, Nayara Maria Almeida Cerqueira, explica que a escola trabalhou a importância dos recursos naturais. “Comemorar o Dia da Árvore é um momento oportuno para reflexão a respeito da importância de preservar o meio ambiente. De um modo geral, as professoras fizeram um trabalho de forma lúdica mostrando que, através da utilização de materiais recicláveis, é possível diminuir a produção de lixo e preservar o meio ambiente”, afirma.