Projeto Vida no Trânsito é apresentado na reunião do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
21/09/2017 17h02

A apresentação do Projeto Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi um dos destaques da 19ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS) realizada na manhã desta quinta-feira, 21. O encontro, que acontece periodicamente com apresentação de solicitações e matérias que necessitam de aprovação para possível encaminhamento, foi na nova sede do Conselho, no bairro Siqueira Campos.

O Projeto Vida no Trânsito está presente em todas as capitais do país, com o intuito de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. De acordo com a coordenadora do programa e referência técnica do Nupeva, Lijane Oliveira, foi oportuno levar aos conselheiros a apresentação do projeto hoje, uma vez que esta é a Semana Nacional do Trânsito. “A apresentação do PVT no Conselho faz parte do nosso plano de ação uma vez que pretendemos que esta temática também seja pauta de discussão nos conselhos locais de saúde. Fiquei bastante satisfeita com a recepção dos conselheiros hoje inclusive  alguns já despertaram o interesse de levar a apresentação para seus territórios.”

A coordenadora lembrou ainda que no ano passado foram registradas 51 mortes no trânsito de Aracaju. “A maioria dessas mortes foram provocadas pela velocidade alta aliada ao uso abusivo de álcool. Estamos realizando diversas ações com o único intuito de salvar vidas, precisamos educar nossos condutores para a partir daí diminuir esse índice de óbitos”, enfatizou Lijane.

A reunião contou com a participação ativa dos conselheiros, tanto do segmento gestão, quanto usuários e trabalhadores. Diversas reivindicações foram feitas, a maioria delas relacionadas à melhoria da saúde pública do município, visando sempre a oferta de um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para o presidente do Conselho, Augusto Couto, o encontro foi bastante proveitoso. “Hoje nós pudemos expor algumas dificuldades que estamos enfrentando na sede do Conselho, mas acredito que a gestão vai entender nosso posicionamento e trabalhar para que essas questões sejam resolvidas o quanto antes”.