Fundat encerra mais uma turma de Informática Básica

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2017 18h20

O acesso à informação é fundamental não só para colaborar com a construção do conhecimento, mas também para o desenvolvimento e a participação dos indivíduos em sociedade. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), encerra mais um curso de Informática Básica nesta quinta-feira, 21, no Centro da Juventude do bairro Augusto Franco.

O curso – que é gratuito – oferece todo o respaldo necessário para o domínio das principais ferramentas de informática, com o intuito de preparar os alunos não só para uma maior aproximação com a informática, mas também para o mercado de trabalho. “É muito gratificante poder participar dessa iniciativa. Grande parte da turma é formada por pessoas mais velhas, e algumas delas tiveram o primeiro contato com a informática aqui no curso”, conta o professor Emerson Lima.

Com a duração de um mês, as aulas aconteceram todos os dias, das 14h às 17h, sempre contando com a sala cheia. “O curso foi muito proveitoso. Apesar de muitos alunos terem iniciado o curso sentido dificuldade, por não dominarem a computação, a metodologia utilizada pelo professor os ajudou a desenvolver as habilidades”, ressalta o coordenador do Centro da Juventude, Jairo Vieira.

Oportunidade


Por ser um dos mais procurados, a Fundat procura manter o curso disponível em todas as suas unidades. “Nossa preocupação é capacitar os cidadãos para que tentam uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois é através da capacitação que ele abrirá vantagem em relação aos que não tiveram a mesma oportunidade, sem falar no diferencial para o currículo. Estamos acompanhando cada vez mais a importância e necessidade da inclusão digital independentemente da idade”, afirma a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França.

Para os alunos, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sem nenhum tipo de custo reafirma a preocupação que a Prefeitura tem em dar suporte para que a população melhore de vida. “A iniciativa da gestão é excelente e o conteúdo que aprendemos foi muito bem aproveitado. Eu não tinha contato com a informática antes do curso e agora já possuo um conhecimento extenso”, afirma a dona de casa de 38 anos, Érica Menezes.

A turismóloga Fernanda Silva compartilha da opinião de Érica e reconhece a importância desse tipo de curso para a população da capital. “A iniciativa foi muito proveitosa e, apesar de eu já ter estudado informática há muito tempo atrás, não dominava muito bem as técnicas. Desde que comecei aqui, tenho aprendido muito”, relata com entusiasmo.

Com o encerramento das aulas, os alunos já aguardam ansiosamente pela abertura de inscrições do próximo curso de Informática Avançada, previsto para começar em outubro, assim como afirma o padre e aluno Givalnildo Santos. “Apesar de já ter tido contato com a informática antes, consegui me aprofundar aqui. Nos dias de hoje as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, e é sempre importante se manter atualizado. Essa é uma oportunidade muito boa para a população, não só por ser gratuito, mas também por impulsionar o desenvolvimento social da comunidade. Muita gente não pode pagar por aulas assim. Parabenizo o trabalho da gestão”, enfatiza.