Saúde encerra hoje a Campanha de Multivacinação

Saúde
22/09/2017 11h45

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerra nesta sexta-feira, 22, a Campanha de Multivacinação. Essa é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunização (PNI) adotou com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Do início da campanha até agora, foram imunizadas em Aracaju 3.239 pessoas e aplicadas 8.923 doses, isso significa que a maioria das crianças tomaram pelo menos duas vacinas.

A campanha,  que começou no dia 11 e segue até às 17h de hoje nas Unidades de Saúde da Família, tem o objetivo de resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. Para isso, estão sendo oferecidas mais de 10  tipos de vacinas, entre elas:  contra o HPV, meningogócica C,  BCG, pentavalente, DTP infantil,  contra poliomielite e contra  as hepatites A e B. É importante ressaltar que essas vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades de Saúde.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, considera que a Campanha de Multivacinação é um alerta para os pais, e cumpriu com essa finalidade já que ficou constatado que muitas crianças estavam de fato com vacinas atrasadas. “No início do ano, fizemos um diagnóstico da situação vacinal das crianças e constatamos que a nossa cobertura era de 65%. Agora na campanha, nós confirmamos esse número uma vez que 37% das crianças abaixo de nove anos de idade que compareceram aos postos, precisaram ser vacinadas”, alertou.

Com relação aos jovens, a avaliação é diferente, pois algumas vacinas foram liberadas para eles este ano. “Por exemplo, os meninos de 11 anos de idade começaram a tomar a vacina do HPV este ano e a meningogócica C também foi liberada para os adolescentes de ambos os sexos de 12 e 13 anos.  Por esse motivo, 66% dos jovens que foram até às unidades nessas últimas duas semanas tomaram ao menos uma vacina”, explicou Taise.