Saúde realiza amanhã segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica

Saúde
22/09/2017 15h40

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste sábado, 23, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. As doses vão estar disponíveis, das 8h às 17h, em 23 postos fixos espalhados entre as 1ª e 2ª regiões de saúde e Aracaju, que compreendem bairros da Zona Sul, como São Conrado, Aeroporto, Farolândia e Coroa do Meio.

A meta este ano é imunizar aproximadamente 64 mil animais, entre cães e gatos. Para atingir esse número, a estratégia da SMS foi dividir a campanha em quatro etapas. A primeira delas aconteceu durante toda essa semana através de postos volantes, na Zona de Expansão, Jabotiana e Soledade. Até a última quinta-feira, 21, as equipes já haviam vacinado 3.490 animais, sendo 2.458 cães e 1.032 gatos.

Devem ser imunizados os animais a partir dos quatro meses de idade, exceto os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades). O coordenador do CCZ, Cassiano Fernandez, lembra que a vacina é a forma mais eficaz de prevenção de casos de raiva e proteção da saúde do animal, que deve ser imunizado todos os anos. “A vacina contra a raiva permite que o cão e o gato crie anticorpos para poder se defender da doença, mas é importante alertar que não se deve ministrar outras medicações ou vacinas simultaneamente porque essa atitude pode até matar o animal”.

O coordenador ressalta ainda que todos os profissionais que trabalham na campanha são qualificados para realizar a vacinação. E, para evitar qualquer tipo de incidente, ele destaca alguns cuidados importantes. “Orientamos que os donos apresentem o cartão de vacina de seu bicho de estimação e que adotem alguns procedimentos para evitar acidentes no momento da vacinação como: uso de coleira em todos os cães, uso de focinheira em animais bravos e o transporte de gatos em caixas específicas para esse fim”.

Próximas etapas

No dia 30 de setembro a vacinação vai acontecer na 3ª e 4ª regiões, nos bairros: América, Siqueira Campos, Luzia, Ponto Novo, Grageru e Inácio Barbosa. Já no dia 7 de outubro, a campanha vai abranger da 5ª a 8ª região de saúde nos bairros Suissa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antonio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, entre outros. Vale lembrar que os  cães e gatos também podem ser imunizados de segunda a sexta no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Capucho, em horário comercial.