Ação do Dia Mundial Sem Carro agrada população

Transporte e Trânsito
22/09/2017 16h15

O quinto dia da Semana Nacional de Trânsito começou com surpresas para a população no Centro de Aracaju. Para comemorar o ‘Dia Mundial Sem Carro’, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fechou um pequeno trecho das ruas João Pessoa e José do Prado Franco para veículos. Até as 14h de sábado, 23, apenas pedestres e ciclistas passam pela via.  

O cenário ficou ainda mais bonito, já que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) cuidou do paisagismo. Além disso, vários serviços estão sendo ofertados ao público, como aferição de pressão, glicemia e serviços para vítimas de trânsito. A ação é fruto de uma parceria com a Unimed e a Liga do Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma-UFS). 

A dona de casa Régia Madalena precisou ir ao Centro pagar algumas contas e ficou admirada com o que viu. “A gente sempre vê carros e mais carros aqui, difícil até de atravessar. E hoje, essa beleza. Dá até para descansar depois de andar muito pelo calçadão”, disse ela, que ainda aproveitou a passagem pela região para checar a pressão arterial. 
 
O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, enfatizou que é possível que veículos diferentes circulem em uma mesma via, se cada um respeitar o espaço do outro. “Estamos vivendo uma semana de conscientização, mas a mensagem de paz, harmonia e segurança no trânsito deve ser levada à sociedade aracajuana frequentemente e essa é uma das nossas missões à frente da SMTT”, falou.
 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também participa da atividade, através da Academia da Cidade. Com isso, o espaço que é diariamente ocupado apenas por carros foi palco de práticas saudáveis. Para coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Jorge Luiz da Conceição, esse é o espírito do Dia Mundial Sem Carro. “É uma data para refletir sobre os impactos do uso excessivo de automóveis no meio ambiente e no bem-estar das pessoas”, comentou.

Bem pertinho da via fechada, no auditório do Centro Cultural de Aracaju, o Grupo Cones de Teatro apresentou a peça “O trânsito não é mole não” para crianças atendidas pela Casa Santa Zita e alunos do SESI. Uma oportunidade de levar uma mensagem de conscientização aos pequenos cidadãos de forma lúdica e divertida.  

Programação

A Semana Nacional de Trânsito é realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Associação Comercial do Estado de Sergipe (Acese), Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Unimed, Faculdade Uninassau e Liga do Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma-UFS). 
 
24/09 (domingo)
7h – Passeio Ciclístico da Primavera
Concentração e chegada: Colina do Santo Antônio
8h – Largada

25/09 (segunda-feira)
8h – Encerramento
Exposição de Fotos
Local: UNINASSAU – R. Poe. José Sampaio, 859 – Siqueira Campos
10h – Coffee Break