Escolas Municipais participam de seletivas de futsal para os Jogos da Primavera

Educação
22/09/2017 17h05

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira e Presidente Vargas, localizadas no Bairro Olaria e no Bairro Siqueira Campos, respectivamente, estão participando das seletivas de futsal masculino na categoria B para a 34ª edição dos Jogos da Primavera. Participam dos jogos, nesta categoria, estudantes de 15 a 17 anos. A competição começou na tarde desta sexta-feira, 22, com o jogo entre os times da Emef Oviêdo Teixeira e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

De goleada, o time da Oviêdo ganhou de 6 a 1 para o IFS. O professor de Educação Física da Emef e treinador da equipe, Obanshe Severo, expressa seu contentamento considerando o momento como uma superação. ''Esta vitória tem um significado muito importante, tanto para mim quanto para esses estudantes. A gente está se superando, pois nos Jogos Escolares da TV Sergipe ficamos em 3º lugar.  Queríamos mais, viemos com garra e conseguimos'', descreve o treinador.

Aluno e atleta do futsal, Danilo de Jesus, está no 7º ano e diz que a meta é ganhar todas as seletivas, garantir a classificação e entrar nos Jogos da Primavera. ''O jogo de hoje foi muito bom, gostei muito da experiência e está valendo muito a pena treinar e me esforçar durante esses meses para participar desta competição. Agora vamos nos concentrar e nos preparar para o próximo jogo. Talvez o futsal seja uma opção de profissão no futuro e uma porta que está se abrindo'', conta o estudante.

O coordenador de esporte da Semed, professor José Robson, destaca que a Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) está acompanhando os resultados das escolas e dando apoio no que for necessário, como por exemplo, no transporte dos alunos para os locais dos jogos a partir da solicitação das escolas.

''Esse apoio não inclui somente os Jogos da Primavera, e sim a todos os eventos em que as escolas da rede municipal de Aracaju venham a participar. Diante disto, consideramos de extrema relevância a participação dos estudantes nesses âmbitos esportivos para que os mesmos possam ter experiência com a diversidade técnica apresentada no campeonato, adquirindo, desta maneira, habilidades fundamentais para o desenvolvimento da prática esportiva em questão'', explica o coordenador.

Os treinos de futsal na Emef Presidente Vargas começaram com o início do ano letivo, durante as aulas de Educação Física. A Escola estreará nas seletivas com o jogo contra o Oviêdo Teixeira na tarde da próxima segunda, 25, na quadra do Colégio Estadual Petrônio Portela, no Bairro Augusto Franco.

Nos últimos meses, a fim de preparar melhor o time para os Jogos, os estudantes passaram a treinar após o horário das aulas, três vezes por semana, com cada treino durando aproximadamente duas horas. Segundo o professor de Educação Física, Heder Araujo, é desenvolvido um planejamento que aprimora a parte física, técnica e tática da equipe. Sendo que, de acordo com ele, alguns treinos chegam a ser cansativos e com muita cobrança, mas tudo de forma que potencialize as capacidades dos atletas. Heder afirma ainda que o ponto forte da equipe é o trabalho coletivo.

''O principal desafio para um professor é orientar os garotos de forma que eles percebam a importância do colega de equipe, porque muitos acreditam ter habilidade suficiente para carregar um time, mesmo que o esporte seja coletivo. Trabalho muito a importância do grupo para se conseguir lograr êxito. Sou um professor calmo, porém exigente e criterioso. Enquanto houver possibilidade de melhoria e correção dos erros, cobrarei e trabalharei para conseguir alcançar o melhor possível de cada aluno e da equipe'', relata o professor.