Sejesp, Assistência Social e UFS debatem fomento de atividades paradesportivas

Juventude e Esporte
28/09/2017 17h10

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, na Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), uma reunião com objetivo de pensar maneiras de fomentar a prática paradesportiva na capital. Estiveram presentes professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal da Assistência Social e coordenadores do Departamento do Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp.

O diretor do DEL, Jersonilton Júnior, considerou uma conversa produtiva e necessária para gerar mais inclusão e oportunidades no esporte a alunos com deficiência. "Essa é uma parceria muito boa e que gera uma expectativa grande para promover a atividade paradesportiva. A nós da Sejesp cabe colaborar com estagiários, auxiliar na inclusão social dessas pessoas, e articular com a Assistência Social para a inclusão das pessoas com deficiência assistidas por elas, e ajudar a ampliar o projeto da universidade".

Murilo Oliveira, da Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Assistência Social, também ficou satisfeito com a conversa, pois acredita na união de forças de várias entidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. "A gente entende que a política pública da pessoa com deficiência não pode se resumir a uma única secretaria, mas ao trabalho do conjunto. Se a gente tiver a convergência dessas políticas para poder mudar a vida dessas pessoas, a gente vai trazer benefícios não só para a assistência ou para a saúde do indivíduo, como também para a família, para a sociedade. Quando a gente traz essas pessoas para uma prática esportiva empodera ela, melhora sua autoestima, sua qualidade de vida", finalizou Murilo.

A intenção é motivar a inclusão dos atletas e fomentar o paradesporto através de um projeto do curso de Educação Física da UFS, e de outros cursos que possam se somar. "A ideia é abrir vagas para os alunos e para os que estão sendo assistidos pela Secretaria da Assistência Social. Pretendemos trabalhar em conjunto através de um projeto de extensão, propondo estagiários nessa ação junto aos professores", explicou a pró-reitora de Extensão da UFS, Alaíde Ermínia de Aguiar.

O professor Ailton Oliveira, coordenador de um projeto paradesportivo em Sergipe, contou que o projeto que coordena, atende pessoas com deficiência oferecendo várias modalidades, e reforçou que a conversa de hoje teve o sentido de formar uma parceria para incluir pessoas com deficiência. "Tivemos esse diálogo no sentido de que possamos ter o apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, para que possamos aumentar a oferta desse projeto", esclareceu Ailton.