Conduta consciente: Sema e Energisa promovem o Conta Cidadã

Meio Ambiente
06/10/2017 16h30

Economia e sustentabilidade foram os principais fatores do projeto Conta Cidadã, idealizado pela Energisa e que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, na praça Tobias Barreto, bairro São José.  A ação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), teve como objetivo difundir o Conta Cidadã para a população aracajuana e mostrar a importância de práticas mais conscientes. 
 
O Conta Cidadã é um projeto de conduta consciente que funciona desde 2014, e tem como objetivo oferecer desconto na conta de energia daquele consumidor que efetue a entrega de materiais recicláveis nos pontos de coleta da ação. 
 
A servidora da Energisa e supervisora do Conta Cidadã, Kátia Lina, explica que o  projeto  compreende a questão de diminuir os impactos ambientais, trazendo uma maior sustentabilidade para o meio ambiente e reduzindo a questão de inadimplência dos consumidores, que muitas vezes não conseguem pagar sua conta de energia. “Pensando em dar uma maior contribuição para o meio ambiente, decidimos formar parceria junto à Sema para difundir essa proposta para toda Aracaju, através da troca realizada pelos consumidores, do seu lixo reciclável, em desconto na sua conta de energia”, explica Kátia Lina. 
 
Paulo Cerqueira, chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema, garante que essa parceria faz parte de todo um planejamento estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju, que visa, durante toda a gestão, a realização de ações em parceria com a comunidade aracajuana.
 
“Nós, enquanto secretaria do Meio Ambiente, consideramos de suma relevância formar parceria com outros órgãos, sejam públicos ou privados, como é o caso da Energisa, que também realizam projetos objetivando práticas mais conscientes. E é importante que a sociedade participe das nossas ações, que ela esteja ciente da sua contribuição social e ambiental”, declara Paulo Cerqueira. 

Funcionamento
 
O procedimento para a contribuição através do descarte de lixo reciclável e, em troca, o devido desconto na conta de energia. O cliente vai a um ponto de coleta com a fatura de energia, faz sua adesão ao projeto, recebe um cartão com um número de identificação e entrega os seus resíduos recicláveis. O operador ambiental, por sua vez, recebe os resíduos, separa por tipo, conforme a proposta da coleta seletiva (papel, metal, vidro, plástico), pesa e registra o bônus de acordo com o valor financeiro referente à classificação de cada tipo de resíduo. Por fim, o cliente recebe um ticket com o valor do bônus que será lançado na conta de energia elétrica do mês subsequente. 
 
Os clientes que participaram da ação, ainda levaram para casa um brinde confeccionado com materiais recicláveis, feito com alumínio, plástico e papelão. “Entregamos um kit com uma agenda, caneta e régua, produzido por uma empresa de segmento sustentável. Esses brindes são distribuídos nas ações itinerantes do projeto e após serem utilizados, também podem servir como troca para o ganho do desconto na conta do consumidor”, declara uma das operadoras do Conta Cidadã, Renilza Conceição. 

Consumidores conscientes
 
A estudante do 4º período de Medicina Veterinária, Tayrane Pedral, é moradora do bairro São Conrado e fez questão de contribuir com o meio ambiente, descartando, na ação, os seus resíduos recicláveis e, consequentemente, ganhando desconto na sua conta de energia. “O desconto na conta de energia é importante, mas saber que você está ajudando também o meio ambiente foi o que me motivou a vir aqui hoje e entregar os meus materiais recicláveis”, declara.  
 
Já o servidor público, Denison Batista, soube da ação através das redes sociais e também garantiu o seu desconto na conta de energia com a entrega do seu lixo. “Essa é a terceira vez que participo desse projeto e espero continuar contribuindo em outras vezes. Hoje trouxe garrafas e alguns materiais plásticos a fim de serem convertidos em desconto na conta de luz. Eu adorei a iniciativa, pois a importância é bastante significativa. Ao mesmo tempo em que você contribui para o meio ambiente, você ainda tem um ganho financeiro”, afirma Denison Batista. 
 
Além do público externo, alguns servidores da Sema também se engajaram na causa, entregando o seu material, como a coordenadora de projetos, Danielle Sobral. “Como cidadã e servidora da secretaria do Meio Ambiente achei importante dar a minha contribuição. Hoje entreguei latinhas, garrafas pet, papel e embalagens em geral. O desconto na minha conta de energia teve um preço, só que o que não tem preço é poder  colaborar com essa conduta consciente”, afirma. 

Novas ações
 
A ação realizada hoje foi a primeira em parceria com a Sema. A segunda também ocorrerá na praça Tobias Barreto, das 13h às 17h , no dia 17 de outubro.