Saúde inicia vacinação nas Escolas Municipais de Ensino Infantil

Saúde
09/10/2017 13h59

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciou nesta segunda-feira, 9, a vacinação de crianças até cinco anos nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei). A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai acontecer até o final do mês em 30 unidades de ensino. A largada foi dada pela equipe da Unidade de Saúde da Família Fernando Sampaio, na Emei Dom José Brandão de Castro, localizada no conjunto Castelo Branco, onde estão matriculadas 107 crianças.

Segundo Aline Guimarães, referência técnica do Programa na SMS, a ideia da ação é promover a prevenção através da atualização do cartão vacinal das crianças. “Faremos essa mobilização nas escolas durante todo o mês de outubro. Nesse período, nossas equipes de saúde vão avaliar os cartões de vacina dos alunos e, caso haja necessidade, vão aplicar as vacinas que estiveram atrasadas. É um movimento em alusão ao Dia das Crianças e foi uma solicitação da secretária da Saúde, Waneska Barbosa, que atendemos prontamente com o apoio da Rede de Atenção Primária (Reap), da Coordenação de Imunização e da Semed”.

Em todas as escolas onde a vacinação irá ocorrer os pais das crianças vão ser previamente consultados, assim como ocorreu na Emei Dom José Brandão de Castro. “Nós enviamos aos  responsáveis uma autorização para que eles devolvessem hoje assinada, juntamente com o cartão de vacina da criança. Mesmo enviando a documentação exigida, alguns pais fizeram questão de comparecer para acompanhar o filho durante a vacinação”, explicou a diretora da unidade escolar, Rejane Alves.

A dona de casa Luzia Teixeira foi uma das mães que veio até a escola. Seu filho, o pequeno Rony Teixeira,  tomou hoje a vacina contra hepatite. “Eu achei muito boa essa iniciativa de vacinar as crianças aqui na escola mesmo, ajuda a otimizar o meu tempo. Como eu já tenho que trazê-lo até aqui todos os dias, ficou muito mais fácil vacinar meu filho aqui mesmo na escola do que levá-lo até a Unidade de Saúde”.

A referência técnica do Programa Municipal de Imunização, Ilziney Simões, faz um apelo para que os pais não deixem passar mais essa oportunidade de atualizar o cartão de vacinação das crianças. “Como vem caindo o número de crianças vacinadas, essa foi mais uma estratégia encontrada pela SMS porque muitas vezes os pais não podem levar os filhos até as unidades de saúde por diversos fatores. Com as vacinas atrasadas, as crianças ficam vulneráveis ao aparecimento de doenças, que já estavam controladas, porque os vírus continuam circulando. Se as crianças não são devidamente imunizadas, as doenças retornam”.