Escolas da rede municipal realizam Semana da Criança com criatividade e muita diversão

Educação
10/10/2017 12h50



Pipoca, cineminha, banho de mangueira, contação de histórias, dança e muitas outras atividades têm feito desta semana inesquecível para os alunos da rede municipal. Isso porque a Secretaria Municipal da Educação (Semed), desde o início de outubro, vem se preparando para homenagear os cerca de 30 mil estudantes em um semana recheada de programações em alusão ao Dia da Criança. As equipes diretivas das escolas estão empenhadas e realizando ações que levam alegria e socialização para a garotada.
 
Entre diversas atividades, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar iniciou a semana com cineminha e pipoca e assim fez, também, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Florentino Menezes e Elias Montalvão, que por sua vez, passou uma reportagem exibida no Estação Agrícola (TV Sergipe) sobre a horta da escola. A Emei Fernando Guedes realizou um baile a fantasia e a José Airton fez os estudantes colocarem a mão na massa, literalmente, fazendo deliciosos doces.

Na Emei Maria Givalda, a 'tia' Coracy Schueller cantou e encantou os pequenos, que também brincaram no pula-pula e piscina de bolinhas. A Emei Pierre Averan seguiu o mesmo ritmo e os alunos também participaram da contação de histórias. Dança também animou a criançada, e foi o ritmo da zumba que contagiou a todos na Emei João Batista Douglas. A Freitas Brandão realizou diversas atividades.
 
Quando se fala em semana da criança, os brinquedos precisam estar presentes. A Emef Olga Benário confeccionou vários deles com material reciclável e os estudantes fizeram um mural da paz. A Emei Pierre Averan contou com o apoio de pais colaboradores, que distribuíram brinquedos para os estudantes. Já na Benjamin Alves, dentro da programação teve a pintura de painel nas paredes da escola e na Hermes Fontes foi o banho de piscina que alegrou a garotada.
 
Anny Victória de Jesus tem apenas 4 anos, mas não economiza nas palavras quando o assunto é falar da semana da criança na escola Dom Avelar Brandão Vilela. "Eu estou gostando muito porque tem brincadeiras, algodão doce e pula-pula. Meus amiguinhos estão gostando também. A tia fez pintura em meu rosto e vou para casa com ela porque ficou muito bonita", conta.
 
Para a diretora Adjunta da Emef Jornalista Orlando Dantas, engajar e envolver os estudantes possibilita disseminar o quão importantes eles são, além de estimular a interação e socialização entre eles. "Nós contamos com parceiros para realizar diversas atividades com os estudantes. Foi interessante ver todos unidos, isso porque temos estudantes já adolescentes, mas todos estavam envolvidos e animados", conta.
 
Na Emei Irene Romão o capricho também foi grande. A diretora explica que a infância é uma fase importante na formação de cada um. De acordo com ela, durante todo o ano há uma preocupação da escola em incluir no projeto pedagógico atividades diferentes, mas esta semana tem um tom especial, sobretudo porque a equipe da escola tem a possibilidade de resgatar a criança que há dentro de cada um.
 
"É enriquecedor estimular o lúdico com a visão de mundo da criança. Hoje, por exemplo, tivemos atividade de teatro realizada pelos professores e houve muita interação. Foi um momento muito emocionante porque no fim todos se abraçaram. São momentos como este que marcam o coração não somente das crianças, mas para todos nós que fazemos a educação de Aracaju", conta.
 
As escolas  Laonte Gama,  Papa João Paulo II, Áurea Melo Zamor, Nunes Mendonça, Maria da Glória, Neuzice Barreto, Núbia Marques, Olavo Bilac, Oviedo Teixeira,  Dom Helder, Maria Clara Machado, Rachel Cortes, Antônio Valença, Dom José Vicente Távora, Diomedes e José Conrado de Araújo, também estão com vasta programação durante toda a semana. A criançada das 74 unidades de ensino da rede municipal de Aracaju estão curtindo uma semana delas.