Teatro incentiva alimentação saudável na Emef Oscar Nascimento

Educação
10/10/2017 18h29

Escola também é lugar de aprender a viver de forma mais saudável. Um bom exemplo disso foi a ação 'Teatrinho das Frutas', resultado da parceria entre a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oscar Nascimento, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves. O projeto, que aconteceu nesta terça-feira, 10, visa ensinar a importância de uma boa nutrição aos estudantes.

Para uma melhor compreensão sobre os benefícios do consumo de alimentos saudáveis, os estudantes assistiram a uma peça que contou uma história fictícia sobre a temática, através da caracterização. As profissionais de saúde da UBS se caracterizam de frutas e, ao final da encenação, realizaram brincadeiras para promover maior interação entre os alunos.

A diretora da Escola, Adla Poderoso, afirma que projetos que abordam assuntos como esse têm uma aceitação maior por parte dos alunos. Ela conta que dará continuidade sobre o assunto em todas as turmas. "Adorei ver o entrosamento e o interesse dos nossos alunos no que era passado pelo teatrinho. As profissionais de saúde fizeram perguntas ao fim das apresentações e as crianças responderam tudo, explicaram quais as vitaminas de cada fruta e muitos outros temas", comenta.

Como dentista da UBS, Juliana Reis pontua que sempre está organizando ações que levem educação relacionada à saúde para a Emef Oscar Nascimento. A dentista ressalta que a importância de apresentar trabalhos assim na Escola está em poder orientar, estimular e gerar multiplicadores de hábitos mais saudáveis e, como consequência, garantir a prevenção de muitas doenças e uma condição de vida melhor para as famílias.

"É um trabalho permanente de educação e saúde o que fazemos na Oscar Nascimento. A Escola sempre nos recebe muito bem e os alunos reagem de forma positiva. Já fizemos trabalhos para a cultura de paz, para a higiene bucal, de avaliação epidemiológica e também já encenamos outras peças mostrando os benefícios de uma boa nutrição. É gratificante", expressa a dentista.