Educação e democracia: Emef Laonte Gama promove eleições e conscientiza alunos

Educação
10/10/2017 17h35

Esta terça-feira, 10, foi dia de eleição para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, que escolheram seus representantes de turma. A iniciativa faz parte do projeto “Liderança Teen”, idealizado pela própria escola Laonte Gama, que tem o objetivo de escolher líderes de cada turma para participar ativamente da gestão da escola. Para implementar o projeto, a Emef contou com a ajuda da Coordenação de Políticas para a Diversidade (Coped) da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

 
O projeto é composto por várias fases, no início do semestre os alunos participaram de uma palestra com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), receberam aulas sobre política, cidadania, participação cidadã, processos democráticos e construíram, junto à direção da escola, a eleição para os representantes de 12 turmas do sexto ao nono ano. A diretora da Emef, Izabel Cristina, explica como foi o processo.
 
“Através desse projeto os alunos trabalham a consciência cidadã e aplicam o que aprenderam nesse processo de eleições. Eles estão elegendo seus representantes para fazerem parte na gestão da escola, afinal não é só a equipe diretiva e o corpo docente que fazem a escola. Com esse projeto, nós estimulamos também o sentimento de pertencimento deles em relação à escola, eles fazem parte realmente da gestão deste espaço que é deles”, afirma a diretora.
 
Foi esse sentimento de pertencimento que motivou a aluna Franciele Marcelina, do 8° ano B, a se candidatar a representante da sua turma. “Eu não ganhei, mas sei que todos nós estamos aprendendo nesse processo, eu estudo nessa escola há muitos anos e sinto que posso representar meus colegas, mas fiquei feliz que meu colega Riquelme ganhou, todos nós nos sentimos responsáveis pela nossa escola”, analisou.
 
O novo líder da turma, Riquelme dos Santos Costa, avaliou de forma curiosa o processo de eleição. “Aqui na minha sala nós tivemos três candidatos e qualquer um que ganhasse estava bom porque nós estamos comprometidos com a nossa escola, nós queremos ajudar a termos cada vez mais condições melhores de estudos e eu e meus colegas estamos dispostos a fazer um bom trabalho”, destaca o representante.
 
Já Gisele Ribeiro, é aluna do 6° B, tem apenas 12 anos, mas foi enfática ao afirmar que os seus colegas a escolheram porque ela é uma aluna exemplar. “Eu estudo muito, tenho interesse em participar da gestão da minha escola porque sei que posso contribuir muito com os meus colegas, primeiro com o meu exemplo de comportamento e de boas notas”, analisou a aluna pequeno no tamanho, mas bem grande em suas colocações.
 
O professor de ciências Alberto Francisco disse que o processo de construção dessa eleição foi bem interessante. “Nós vimos que os alunos se comprometeram com a construção dessa eleição, vimos que eles se interessaram por elegerem seus representantes então a expectativa é que eles se envolvam na gestão com responsabilidade e que esse envolvimento implique em uma melhoria do comportamento deles e de engajamento com o aprendizado”, avalia.