Dia das Crianças: SMS promove Saúde através da socialização entre USFs e comunidades locais

Saúde
11/10/2017 17h56

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cumprindo com o compromisso de reconstruir a qualidade de vida dos aracajuanos e entendendo que a socialização também faz parte do processo de saúde, promoveu nesta quarta-feira, 11, diversas ações nas Unidades de Saúde da Família (USFs), em comemoração ao Dia da Criança, que é celebrado amanhã, dia 12. Atividades educativas, recreativas, distribuição de lanches, doces e presentes fizeram a alegria da garotada e também dos papais e mamães presentes no evento.

Na USF Manoel de Souza Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, a ação foi focada na prevenção e promoção da Saúde. Na sala de espera da unidade, os usuários ouviram atentamente as palestras dadas pelos estudantes do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados para evitar acidentes domésticos com as crianças. “A nossa ideia foi aproximar a comunidade da Unidade de Saúde e dos nossos profissionais, porque acreditamos que esse fortalecimento de vínculo é fundamental na Rede de Atenção Primária”, explicou o gerente da unidade, Vanderson Almeida.

A iniciativa foi bem recebida pelos usuários. A operadora de caixa, Daniela Rodrigues, que estava com a sua bebê Ayla Cecília, de 8 meses, não perdeu um só detalhe de todos os temas que foram abordados. “Eu gostei muito de estar presente aqui hoje, as palestras foram muito interessantes e eu pude tirar dúvidas relacionadas à minha saúde e ao bem-estar da minha filha também”.

Já na USF Geraldo Magela, que fica no Orlando Dantas, o ponto forte foram as atividades recreativas como pula-pula, pintura facial e brincadeiras com os Anjos da Enfermagem, tudo isso regado a muita pipoca e algodão doce.  A festa também contou com ações de promoção à saúde e prevenção, como a distribuição de kits de higiene bucal.

“A equipe inteira da unidade se mobilizou para realizar esse evento aqui com o objetivo de promover um momento de interação com a comunidade. Trabalhar com a saúde não é somente focar em doenças. A partir do momento que a gente está proporcionando esses momentos de lazer e socialização aos nossos usuários, nós conseguimos também trabalhar o bem-estar deles”, disse Suiane Oliveira, gerente da USF, acrescentando que os estudantes que fazem estágio na Unidade também foram fundamentais para a realização da festa. “Sem os nossos estagiários de Enfermagem da Unit nada disso aqui seria possível, a participação deles foi essencial. Eles decoraram tudo e correram atrás de todos os detalhes para abrilhantar a festa", acrescentou.

Os quatro filhos da dona de casa Geilza Santos aproveitaram bastante o evento. Muito feliz, a mamãe disse que adorou participar da comemoração das crianças. “Eu e minha família somos usuárias da Geraldo Magela e faço questão de trazer os meus filhos para participar de todas as atividades que são realizadas aqui. É um momento de diversão para eles e eu fico muito feliz vendo eles felizes também”.