Escola Bebé Tiúba participa dos163 anos da Capitania dos Portos de Sergipe

Educação
16/10/2017 19h04

 “O sorriso das crianças sempre será nosso maior legado”, expressa o capitão João Batista, comandante da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), referindo-se aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, mantida pela da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). Os estudantes da Escola, localizada no Conjunto Médice, Bairro Luzia, fazem parte do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (Profesp) e aceitaram o convite da CPSE em participar do evento comemorativo aos 163 anos da instituição nesta segunda-feira, 16.

O Profesp é uma iniciativa do Ministério dos Esportes desenvolvido em parceria com a Marinha do Brasil, através da Capitania que, em Aracaju, trabalha com os estudantes no sentido de utilizar o esporte como uma ferramenta para contribuir com a qualidade de vida dos alunos e suas famílias, auxiliando também no desenvolvimento e descoberta dos novos talentos. Os estudantes têm participado ativamente, também, das ações da Capitania dos Portos.

Desde o início do projeto, a diretora da Bebé Tiúba, Auridete Carvalho, vem acompanhando os 47 estudantes que fazem diversas modalidades de esportes coletivos e individuais nas dependências da Capitania. Ela comemora a parceria e afirma que seus alunos são sempre muito bem recebidos e que, a partir dos aprendizados obtidos na instituição, já podem ser observadas mudanças no comportamento e desempenho nas disciplinas por parte dos alunos.

“Está sendo muito gratificante participar do aniversário da Capitania com os nossos alunos. Estamos vendo, em cada criança que faz parte do Profesp, melhorias no comportamento. As crianças estão sempre participando de todas as atividades realizadas aqui. No Dia das Crianças, por exemplo, os estudantes foram homenageados pelos marinheiros com brincadeiras direcionadas e todas receberam presentes”, conta a diretora.

Diante da premissa de que o esporte ajuda a preparar as crianças para as ações coletivas, o capitão dos Portos, comandante João Batista, ressalta o orgulho em ter os estudantes como parte da história da Capitania

“Logo que assumi o comando, iniciamos as trativas e preparativos junto ao Ministério da Defesa e a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju para implementação do Programa aqui na CPSE. Hoje, em sua 2ª edição, fico feliz em dizer que o Profesp já faz parte dos nossos 163 anos de Capitania e agradeço a parceria junto ao Município, como também à Emef Bebé Tiúba. A marcante presença de nossas crianças a bordo, partilhando conosco de nossas tradições, valores morais e cívicos, e nossa disciplina, será o nosso maior legado. Portanto, temos a honra e a satisfação de contribuir na entrega ao Estado de Sergipe de cidadãos melhores e mais felizes por meio do esporte”, pontua o comandante João Batista.

O Profesp

O Programa Nacional Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp) é realizado em 74 cidades de 25 estados brasileiros, a partir de instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. As ações e atividade estão beneficiando, anualmente, em torno de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre os 6 e os 17 anos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das crianças e oferecer a estas mais qualidade de vida, evidenciando o desenvolvimento e o acompanhamento de novos talentos.