Coordenadora do Núcleo de Produção Digital participa de Observatório de Comunicação

Cultura
17/10/2017 09h59

“Comunicação Pública e Democratização”. Este foi o tema do Observatório de Comunicação realizado no auditório da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), na noite desta segunda-feira, 16. Uma das debatedoras do evento foi a coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Carol Westrup, que destacou os desafios da comunicação pública em Sergipe e o trabalho do NPD enquanto instrumento audiovisual responsável por fortalecer a cultura cinematográfica pública na capital sergipana.

Essa é a sétima edição do evento, realizado pela professora e mestre Juliana Almeida, por meio do curso de Comunicação Social da Unit. O evento tem como proposta levar temas de grande relevância para debate com especialistas e estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Carol levou para o debate um perfil histórico das políticas de comunicação no Brasil e destacou a importância dos instrumentos de comunicação pública a fim de promover conteúdo de qualidade para sociedade. “Discutir sobre o papel da comunicação pública com pessoas que, talvez no futuro, estarão inseridas diretamente nesse contexto é sempre muito bom porque estimula e também reforça a missão social dos órgãos públicos de comunicação”, observou.

De acordo com a idealizadora do evento, a participação de Carol teve um papel essencial dentro das discussões por sua formação e atuação na área. “Como ela trabalha em um órgão que fomenta a produção audiovisual por meio de um núcleo de comunicação pública, e conhece muito sobre a legislação, tínhamos que trazê-la para debater sobre as questões relacionadas ao tema e também reforçar o papel dessas instituições públicas”, explicou Juliana.

Dentro dos questionamentos feito pelos participantes sobre o que o núcleo vem desenvolvendo na formação de público, Carol exemplificou com projetos de ocupação do Centro Cultural de Aracaju e da praça General Valadão a fim de aproximar as pessoas tanto das manifestações culturais, quanto do audiovisual sergipano. “A Funcaju, por meio do NPD, desenvolve diversas atividades no Centro de Aracaju, onde fica instalado. Cito como exemplo o ‘Ocupe a Praça’, que une diversas manifestações artísticas a fim de promover o debate sobre temas sociais e fortalecer o audiovisual do estado por meio de exibição de produtos cinematográficos”, destacou.

O evento mediado pelos professores e mestres Polyana Bittencourt e Cleon Menezes recebeu ainda o diretor da Rádio UFS FM, Paulo Lages, o jornalista e pesquisador integrante do Interfones, Paulo Vitor Melo, e o superintendente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo.