Sema participa do IV Encontro Nordestino de Arborização Urbana

Meio Ambiente
17/10/2017 16h01

De 15 a 18 de outubro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) participa do IV Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que acontece na cidade de João Pessoa-PB.  O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 
 
Com a temática 'Biomas & Ecossistemas - fundamentos à sustentabilidade do paisagismo e arborização urbana', que servirá como marco para difundir as políticas públicas voltadas para o meio ambiente dos municípios da região Nordeste, o evento objetiva sensibilizar o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação das áreas verdes urbanas, destacando a sua importância e a necessidade de sua sustentabilidade com a implantação de Políticas Públicas voltadas à formação, recuperação e manutenção. 
 
Através de workshops, palestras, visitas técnicas, minicursos e mesas redondas, o encontro oferta importantes debates nas questões relacionadas à arborização urbana, com temas relevantes para melhoria da qualidade de vida. O secretário municipal do Meio Ambiente, que foi acompanhado pela equipe de arborização da Sema, as analistas ambientais Natalie Soares e Taciana Azevedo, e do assessor técnico Vitor Melo, apresentou nessa terça-feira, 17, o Plano Municipal de Arborização Urbana de Aracaju. 
 
“Tivemos a oportunidade de apresentar nesse encontro o trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem realizando no sentido de arborizar toda a capital. O Plano de Arborização Urbana está acontecendo e trazendo benefícios para toda a população e para o meio ambiente também. Até agora, entre plantio e doação de mudas de diversas espécies arbóreas, há cerca de seis mil no total. E a nossa meta é de, até 2020, plantar 40 mil mudas de árvores”, garante Augusto Cesar Viana. 
 
A apresentação realizada por Augusto Cesar Viana contou ainda com a divulgação de alguns eixos que fazem parte do Plano de Arborização, como o Programa Nosso Pomar, que tem como objetivo o plantio de espécies arbóreas frutíferas em escolas, praças, residências e condomínios, ações que estão associadas a um trabalho de educação ambiental para sensibilização quanto aos benefícios e importância da árvore.

Capacitação de servidores
 
A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vem promovendo capacitações para os seus servidores, através de participações em congressos, simpósios e encontros, a fim de aprimorá-los no trabalho que exercem. Para o assessor técnico da Sema, Vitor Melo, é de suma importância o que a secretaria vem fazendo com o objetivo de oferecer capacitações através de participações em eventos. “É uma prova de que a Sema acredita em seus servidores, os valorizando e oferecendo oportunidades para que participem de eventos como esse e tragam conhecimento para que possam utilizar em seu trabalho”, declara. 
 
De 3 a 6 de outubro, os servidores lotados na Assessoria de Geoinformação, o analista ambiental Valter Levino, e a técnica ambiental Karinne Oliveira, participaram do VIII Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto – Geonordeste, evento idealizado pela Rede Sergipe de Geotecnologias – RESGEO, que ocorreu na cidade de Salvador.  O evento teve como objetivo fortalecer as discussões sobre a pluralidade de aplicações das Geotecnologias em projetos envolvendo a gestão e o planejamento no meio urbano, rural e ambiental.
Já durante os dias 10 e 11 de outubro, o coordenador de Resíduos Sólidos, Etelvino Alves, participou do 2º Simpósio Alagoano sobre Resíduos Sólidos, evento idealizado pela Universidade Tiradentes e que aconteceu no estado de Alagoas. A finalidade do Simpósio foi discutir as oportunidades e os desafios do setor de Resíduos Sólidos, como o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado desses resíduos.