Semana da Alimentação Saudável envolve estudantes das escolas municipais de Aracaju

Educação
19/10/2017 15h31

A promoção do consumo de maior valor nutricional e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida é um esforço constante da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com as crianças e jovens das 74 unidades de ensino da rede. Esse trabalho está sendo fortalecido através de diversas atividades e ações especiais realizadas em alusão à Semana da Alimentação Saudável. Os estudantes não somente têm participado de seminários e jogos educativos, como também vêm colocando a mão na massa, literalmente, vestindo aventais e brincando de chefs para elaborar opções mais nutritivas de lanches e comidinhas. A Semana é uma alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado na última segunda, dia 16 de outubro.

Um projeto prioritário neste ano de 2017 para a Coordenação de Alimentação Escolar (Coae/Semed) tem sido o “Fruta é Bom Demais”. Nele, as nutricionistas da Secretaria visitam as escolas e fazem dinâmicas com os alunos no intuito de incentivar o consumo e a inserção de frutas no lanche. Tudo isso utilizando atividades atrativas como o teatrinho de fantoches, vídeos de desenhos e uma 'caixa mágica'. Além disso, a Coae realiza, também, atividades de educação alimentar de maneira geral, abordando a importância do consumo das frutas, hortaliças e proteínas (carne, peixe e frango). Além de realizar um trabalho diário de fiscalização da merenda escolar nas unidades de ensino.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Professora Maria Givalda, do Bairro Soledade, e de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória, do Bairro Industrial, por exemplo, a coordenadora da Coae/Semed, nutricionista Verônica Maria, e sua equipe, vem participando constantemente de projetos especiais durante a semana sobre alimentação saudável. “Há o envolvimento de todos da comunidade escolar e da nossa coordenadoria. O nosso objetivo também é a valorização da merenda escolar, porque ofertamos uma alimentação de qualidade e a diminuição do consumo dos lanches não saudáveis que os alunos levam para a escola, como pipoca, balas, salgadinhos, sucos industrializados, entre outros. Na escola tem comida de verdade, variada e saudável”, explica.

A coordenadora de Políticas para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena, chama a atenção para o fato de que, além das ações do Coae, a Semed vem trabalhando com parceiros, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fim de conscientizar e gerar melhorias na alimentação de cada estudante da rede municipal. O Programa Saúde na Escola, resultado da parceria entre Semed juntamente com a SMS, por exemplo, envolve uma série de ações de nutrição nas Emei's e Emef's.

“Temos também o 'Redes de Escolas Sustentáveis', coordenado pela Semed e pela Sema, uma iniciativa de conscientizar o consumo natural, ao mesmo tempo que conscientiza sobre a preservação da natureza, promovendo a interação da criança com as plantas e fazendo com que cresçam juntas. Não é um projeto apenas para arborizar a cidade ou fazer com que se pense no descarte de resíduos sólidos, mas também para que ela associe o plantio a uma fonte de sua alimentação”, evidencia .

Variedade de ações

Picolé de melancia, salada de frutas e sanduíches naturais foram opções de lanches produzidos pelos alunos da Maria da Glória durante as Oficinas de Culinária. As oficinas são parte do projeto 'Alimentação Saudável'. A coordenadora pedagógica da Emef, Cristiane Souza, conta que o projeto vem sendo desenvolvido na Emef desde setembro. “Buscamos estimular a consciência alimentar das crianças através das oficinas, recreios com jogos e dinâmicas alusivas ao tema, e com a presença das nutricionistas da Semed realizando ações em dias específicos. A culminância acontece nesta sexta-feira, 20, com exposição dos materiais produzidos por cada turma, painel de fotos com os melhores momentos e apresentações de trabalhos realizados por eles”, relata.  

Na Emef Olga Benário, a coordenadora pedagógica, Jurema de Menezes, destaca que foi feito um almoço especial para os turnos da manhã e tarde e, para o da noite, salada de frutas. “Além disso, as professoras trabalham as atividades na sala, mostrando a importância de cada fruta. Os alunos fizeram entrevistas sobre os hábitos alimentares e irão expor os resultados na culminância das atividades, que será na próxima sexta-feira, 18”, detalha.

Já na Emei Irene Romão, de acordo com a diretora Nelma Sátiro, desde a segunda, 18, as crianças participam do projeto 'Colorido é Mais Saudável', através de ações como a 'Alimentação de A a Z'. “Cada dia as professoras abordam alimentos que começam com determinada letra e causam benefícios e malefícios ao organismo. Os alunos vão produzindo cartazes e apresentarão os trabalhos na culminância do projeto, que será em novembro”, diz a diretora.

A cuidadora Geisiane da Silva, da Emei Pierri Averan, se diverte em contar como foi a atividade 'Teatrinho das Frutas', desenvolvida em parceria com a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Santo Antonio. “Foi engraçado e muito produtivo. As profissionais e saúde da Unidade se vestiram de frutas e se apresentaram através de encenações, danças e conversas. As crianças mais pequenas ficaram concentradas e riram bastante, as maiores fizeram e responderam perguntas, brincaram. Foi muito legal ”, conta.