Saúde é debatida em evento intersetorial voltado ao idoso

Saúde
18/10/2017 21h44

As secretarias municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), estão promovendo o “I Encontro Intersetorial nos Territórios: Idosos, Família e Estado”. O evento, destinado aos profissionais dos órgãos municipais, foi dividido em três etapas, sendo a que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório do SEST/Senat Aracaju, a segunda.

De acordo com Lidiane Gonçalves Oliveira, técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), este evento tem o objetivo de debater o processo de envelhecimento da população brasileira. “Além disso, refletimos sobre os 14 anos do Estatuto do Idoso, celebrado em 1º de outubro; o papel do MPE no atendimento à pessoa idosa vítima de violência, e os desafios do trabalho integrado”, complementou.

Para Lidiane, o processo de envelhecimento vem passando por vários desafios sociais, econômicos e culturais. “Precisamos pensar como podemos melhorar a assistência ao idoso. Nós temos registros de que a violência a este público está aumentando e é sempre uma pessoa próxima que comete”, alertou.

A coordenadora da Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria do Socorro Lobato, acrescentou que a temática do idoso perpassa pelo atendimento nas três instituições municipais, quer seja nas unidades de saúde; nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras); nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), ou no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Vamos definir estratégias e fazer um relatório com o que compete a cada secretaria através do trabalho integrado”, informou.

O representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José da Cruz, disse que há algum tempo já existe a preocupação do CMS em relação ao cuidado da pessoa idosa. “Precisamos zelar mais pelos nossos idosos, pois eles têm muita experiência e podem contribuir bastante com as novas gerações. É justamente por nos preocupamos com a saúde destas pessoas, e com a promoção de melhores condições de vida para elas, que faz desse debate algo muito importante”, reconheceu.
 
Na próxima quarta-feira, 25, acontece a última etapa do Encontro no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, às 8h.

Participaram do evento a técnica do Nupeva, Lijane Silva; a coordenadora do Programa Saúde do Adulto e do Idoso da SMS, Patrícia Ribeiro Rocha; os profissionais das 4ª, 5ª e 6ª Regiões de Saúde, como também servidores das Secretarias de Educação (Semed) e da Assistência Social; promotores de Justiça do MPE e membros do Conselho Estadual do Idoso. Houve ainda uma apresentação do grupo de teatro Coarte da Semed.