Curso da Assistência discute abordagem para público infanto-juvenil em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
19/10/2017 12h30

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju realiza junto aos seus educadores sociais um curso de formação continuada. Com o tema “O cotidiano da população em situação de rua: violação de direitos, políticas e metodologias do trabalho”, o foco do evento será a abordagem social e a construção de vínculos com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, buscando oferecer um espaço de análise, debate e qualificação para os profissionais participantes. 

Momento a ser exaltado diante do posicionamento da administração municipal em combater o retrocesso das políticas públicas sociais instauradas em nível nacional. “Este é um tempo de muito aprendizado para nós, na construção coletiva. Estamos em um patamar onde ou a fazemos a diferença em nossa sociedade, ou vamos para o fundo do poço. Agora precisamos nos reconstruir, com novas alternativas, para tentar nos salvar enquanto Assistência”, destacou a vice-prefeita e secretaria da Assistência Social, Eliane Aquino. 

A coordenadora de Gestão do Trabalho da Assistência de Aracaju, Maria do Socorro Lobato, ressalta que a capacitação faz parte de um processo formativo que será executado ao longo de toda a gestão. “A secretaria elaborou o Plano Municipal de Educação Permanente, que já foi aprovado pelo Conselho Municipal em agosto, prevendo uma série de encontros com todos os trabalhadores da rede. Este é o terceiro evento, agora voltado para os educadores, com o objetivo em melhorar a metodologia de ação”.

No que compete à Assistência, é preciso o entendimento das diferenças para a execução de um diálogo mais justo e incisivo com cada público, não sendo diferente com crianças e adolescentes em um cenário de vulnerabilidade social, de acordo com a coordenadora  da média complexidade da área de proteção social, Luciane Lima. “Em cada momento conversamos sobre um tema diferente, pois a abordagem social lida com questões diversas. Infelizmente este é um público que tem aumentado bastante e faz parte do papel do educador social identificar quem são e a motivação de estarem ali. ”Discurso endossado pela coordenadora do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Educação (SEED), Josevanda Mendonça Franco. “Não é um trabalho fácil e por isso mesmo temos que treinar o olhar para compreender o porquê de isso acontecer e assim aplicar as medidas corretas.”

Diferença de gestão, diferença de ideologia, segundo a educadora social Andréia Gomes. “Eu acho importante que os gestores se preocupem em capacitar seus profissionais neste momento de degradação de políticas sociais. Assim poderemos ter uma prática diária mais eficiente, fortalecendo nossos serviços. Apesar desse cenário global de fragilização de direitos, aqui em Aracaju eu vejo como um momento positivo, pois venho participando de vários seminários e capacitações”.