Eliane dialoga com entidades sobre promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência

Assistência Social e Cidadania
19/10/2017 18h24

Dando continuidade a uma escuta qualificada e diálogo aberto com diversas representações da sociedade, especialmente àquelas relacionadas a grupos em maior situação de vulnerabilidade, a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino se reuniu nesta quinta-feira, 19, com representantes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de diversas organizações sociais que atuam junto a esse público.  

O objetivo do encontro foi reafirmar o compromisso e a atenção da Secretaria Municipal da Assistência Social em relação à promoção e garantia dos direitos daqueles que mais precisam, ouvir as demandas, apresentar algumas estratégias de atuação da pasta e dialogar sobre alternativas viáveis dentro do cenário de crise enfrentado pelos gestores municipais.

"Nosso compromisso com as pessoas em maior situação de vulnerabilidade é real. Por isso mesmo, assim que assumi a secretaria, uma das primeiras ações que adotei foi a criação da Diretoria de Direitos Humanos. Compreendo que é fundamental pensarmos em ações estratégicas e trabalharmos coletivamente, com um olhar humano e criativo, que possibilite encontrarmos alternativas e novas frentes de trabalho mesmo diante das dificuldades financeiras. Não conseguiremos, infelizmente, atender todas as demandas, mas para nós é fundamental ouvir as pessoas e compreender suas demandas para que possamos direcionar nosso trabalho para as áreas prioritárias", pontuou Eliane Aquino.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da secretaria, Lídia Anjos, a construção coletiva é primordial para o trabalho da assistência social. "Esse diferencial de executar a política a partir do olhar para os Direitos Humanos é muito importante, porque nós precisamos gerir as políticas públicas com um olhar de quem está recebendo os serviços, um olhar de usuário mesmo. Então, nada mais justo do que ir em busca do diálogo com essas entidades para alinharmos o nosso discurso e construirmos juntos a administração".

Max Guimarães é presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE) e comemora o sucesso da reunião. "É um momento muito importante e único, sobretudo para mim, que estou há alguns anos à frente da APAE. Nós pudemos falar sobre as problemáticas das instituições e sobre como a temática Pessoa Com Deficiência pode ser tratada dentro da gestão municipal. Saio desse encontro bastante satisfeito, com o sentimento de que os frutos desse momento resultarão em melhorias significativas na vida das pessoas com deficiência".  

Na coordenação de políticas públicas para pessoas com deficiência da diretoria de Direitos Humanos, Murillo Oliveira também acredita que através da troca de experiências é possível evoluir bastante. "A coordenação vem para fazer uma articulação com os serviços e tentar tirar algumas pedras do caminho, para que as pessoas tenham acesso livre a tudo que a cidade proporciona. Mas esse acesso facilitado começa com a união de forças das entidades não governamentais com o poder público, que está disposto a dialogar".

Presenças

Estiveram presentes na reunião representantes do Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), da Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (CIDOWN), do Projeto Estrelas do Mar, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE), da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), Associação DE Usuários DE Saúde Mental Do Estado De Sergipe (AUSMES), dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Com Deficiência, do Centro Integrado de Esporte de Paratletas de Sergipe (CIEPs), da Associação de Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE), do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe e da Secretaria Municipal de Saúde.