Obra no Moema Mary se concentra na fase mais complexa do cronograma

Obras e Urbanização
20/10/2017 10h18

Executar obras em áreas altas ou com declives exige bastante perícia no projeto de engenharia. É importante que constem no parque urbanístico todas as medidas que corrijam desníveis, reforce encostas, profundidade e nivelamento na implantação das redes subterrâneas de esgotamento sanitário e de drenagem pluvial, além de um precedente levantamento topográfico do terreno. É justamente nesta fase que se encontra a obra de infraestrutura dos loteamentos Moema Mary I e II, localizados no bairro Cidade Nova, e onde estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal.

A obra beneficiará 12 ruas do loteamento com rede de drenagem, pavimentação, rede coletora de esgoto e construção de contenções nos locais que necessitem de um reforço na estrutura. Também haverá a implantação de parte de um canal aberto em concreto armado na avenida A e fechado na Travessa B. Com isto, o Governo Municipal melhorará a vida de 270 famílias que vivem na região, passando a ter acesso a serviços de saneamento, melhores condições de mobilidade e medidas que inibirão a proliferação de doenças infectocontagiosas transmitidas por insetos.

Mesmo com um inverno mais rigoroso do que outros anos, a obra segue com o cronograma que preserva os cuidados técnicos desta fase da obra, como explica o  presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari. "Do ponto de vista técnico, construir em um terreno em declive demanda muita movimentação de terra e fundações profundas com muros de contenção, utilizando-se de métodos que definam a planimetria e a altimetria de um terreno. Convém, por outro lado destacar que deve haver um estudo da topografia do terreno a fim de que a obra não apresente problemas futuros. E é isto que vem sendo feito no Moema Mary. Estamos executando uma obra bastante sonhada pelos moradores, mas é bom ressaltar que não abrimos mão das responsabilidades técnicas na execução e dos benefícios sociais com a conclusão", afirma Ferrari.

Cronograma

Com máquinas e operários realizando os serviços estruturais, a obra está na fase inicial e se concentra na implantação da microdrenagem, escavações e patrolamento das ruas. Outra frente de trabalho faz as medições e estudos topográficos. A medida que as chuvas cessem, os serviços devem adiantar e ganhar celeridade. "As chuvas têm impedido maior velocidade da obra, mas isso não significa que está paralisada. O que temos feito é nos amparar na engenharia e não apressar a obra com tempo chuvoso e no futuro todo trabalho venha a ficar comprometido. Sem contar que esta obra terá impactos diretos na avenida Euclides Figueiredo", finaliza Ferrari.