Estudantes e escolas serão premiados pela campanha Eu Quero Um Mundo Melhor

Educação
20/10/2017 14h56

A escola também é espaço de aprendizagem sobre cidadania e sensibilidade às causas sociais. Consciente desse papel na educação, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está participando da Campanha "Eu Quero Um Mundo Melhor", promovida pela Comunidade Espiritual Bahá'i. Estudantes de 13 escolas da rede municipal foram selecionados como destaques de participação por promoverem frases e desenhos abordando o tema da campanha. A premiação para os alunos e para as escolas ocorrerá neste sábado, 21, às 19h, no Teatro Atheneu.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) receberam folhas para que os alunos que quisessem participar escrevessem ou fizessem desenhos representando a proposta do que eles poderiam fazer para o desenvolvimento de um mundo melhor. O material com todas as frases dos alunos das Emefs e desenhos das crianças da Educação Infantil será exposto na Árvore do Futuro, colocada na entrada do teatro.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França, as escolas com alunos selecionados como destaque são: Emef Professor Juscelino Kibitschek, Sabino Ribeiro, José Conrado de Araújo, Anísio Teixeira, Professor Diomedes, Professor Antonio Costa Melo, Professora Núbia Marques, Dom José Vicente Távora, Laonte Gama da Silva, Bebé Tiúba, Irene Romão, Maria da Glória Macedo e Alencar Cardoso.

Ana Débora ressalta que a premiação tem um significado importante na motivação e desenvolvimento dos estudantes, assim como também no seu papel como cidadão. “Estou super feliz com a oportunidade dessas crianças de estarem se expressando através de diversas linguagens. Tenho certeza que esse reconhecimento significa muito na vida deles. A premiação será um momento que ficará registrado e será lembrado como um símbolo de que são capazes de fazerem um mundo melhor”, destaca.

As escolas Anísio Teixeira e Alencar Cardoso são as que mais tiveram alunos selecionados, cinco em cada uma. Na Escola Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado, a equipe pedagógica tem buscado fortalecer o trabalho com os estudantes em relação à leitura, através de projetos como Clube do Livro, Tenda Literária e variadas ações aplicadas ao decorrer do semestre. 

A coordenadora da Emef, Patrícia Barros, demonstra sua satisfação. “É muito gratificante, pois a gente enxerga esta premiação como uma forma de reconhecimento ao nosso trabalho, que é fundamentado, principalmente, no incentivo à leitura. Agora a gente pode ver o resultado do nosso trabalho e dos nossos esforços sábado no Teatro Atheneu”, expressa.

A estudante da Emef, Maria Eduarda Azevedo, cursa o 5º ano e demonstra ter ficado muito feliz em participar. “Estou muita animada porque vou receber a premiação. Foi essa escola que me incentivou a ler bastante e, a partir da minha frase, pude escrever e mostrar como eu desejo um mundo melhor para todos”, conclui a aluna. 

Campanha

O projeto “Eu Quero um Mundo Melhor” é uma campanha educativa que tem como objetivo promover reflexões dentre os estudantes do ensino fundamental de que cada um é responsável pela construção do mundo do amanhã. O futuro não está pronto e não será feito apenas pelas ações dos outros; que cada um pode - e deve - contribuir com seus ideais para este empreendimento coletivo.

Para os estudantes de ensino fundamental menor, a campanha foi uma frase a ser completada com a visão da criança: “Eu quero viver num mundo ”. A ideia foi de despertar a imaginação das crianças de que o mundo que elas viverão no futuro não precisaria ter os mesmos problemas que o homem tem atualmente. Que eles podem viver num mundo mais bonito, mais justo. Neste segmento, também, o coordenador local contará com apoio dos professores para debater o tema nas turmas. A frase foi escrita pelo próprio aluno, num papel, em formato de uma folha de árvore, a ser fornecido pela Comissão Organizadora.

As melhores frases foram reconhecidas e serão premiadas em uma cerimônia especial neste sábado, 21, às 19h, no Teatro Ateneu. Com apoio do artista plástico sergipano Joubert Moraes, será erguida uma árvore artística na entrada do Teatro, a ser denominada “Árvore do Futuro”, cujas folhas serão enfeitadas com as frases escritas pelas crianças. Todos os pais serão convidados para prestigiar a visão de seus filhos.

Bahá’u’lláh,

A campanha é inspirada na visão de Bahá’u’lláh, o Fundador da Fé Bahá’í, de um mundo organicamente unido, considerando que a unidade do gênero humano é o próximo passo na evolução coletiva. Bahá’u’lláh, dentro desta visão da unidade do género humano, condena o fanatismo religioso, aquela forma cega de crença que apenas aumenta a divisão entre os seguidores dos diferentes sistemas religiosos e, em seu lugar, proclama a unidade religiosa.

Afirma que as religiões trazidas à humanidade por uma série de luminares espirituais, têm sido os principais elos entre a humanidade e a realidade suprema, e que elas têm galvanizado e refinado a capacidade da humanidade para alcançar o sucesso espiritual juntamente com o progresso social. A religião é a causa de amor e união entre os seres humanos; o que separa é o fanatismo e ignorância.