Atuação preventiva da Guarda Municipal contribui para a segurança no transporte público

Guarda Municipal
23/10/2017 15h59

A Operação Terminal Seguro, iniciada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em fevereiro deste ano, tem trazido resultados positivos para a população aracajuana. Entre janeiro e outubro, 133 armas brancas e 25 armas de fogo foram apreendidas em terminais de integração e ônibus. Apenas ontem, 22, três ocorrências foram registradas e seis pessoas foram presas.

Logo pela manhã, a guarnição da Ronda da Capital (Rondac) prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no terminal de integração Leonel Brizola. Os guardiões realizavam o patrulhamento preventivo pelo terminal quando avistaram o homem em atitude suspeita. Durante a abordagem, um revólver calibre .38 foi encontrado. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Plantonista Norte para as devidas providências.

Na tarde do mesmo dia, a guarnição da Ronda 04 recebeu, através da central de rádio da GMA, a informação de que três suspeitos haviam praticado um arrastão no ônibus que fazia a linha Augusto Franco/Bugio, após invadirem o terminal do mercado. Os autores foram localizados na avenida Hermes Fontes. Durante a busca pessoal, foram encontradas uma faca tipo peixeira e quatro trouxas de substância semelhante à maconha.

Já no período da noite, uma guarnição da Rondac realizava o patrulhamento preventivo na avenida Desembargador Maynard quando recebeu a informação sobre dois indivíduos que agiam de forma suspeita no ônibus linha Eduardo Gomes/ Desembargador Maynard. Os guardiões interceptaram o ônibus e localizaram os suspeitos. Durante a busca pessoal, foi encontrado um revólver calibre .22. A dupla foi conduzida para a Delegacia Plantonista Sul para a lavratura do flagrante.

Operação Terminal Seguro

A Operação Terminal Seguro conta diariamente com o emprego de 30 guardiões nos seis terminais de integração da capital. Seu principal objetivo é contribuir para a reconstrução da segurança no transporte público através de ações preventivas e de combate aos furtos, roubos e tráfico de drogas em terminais e ônibus do transporte coletivo.

Denúncias de crimes nesses espaços podem ser feitas diretamente à Guarda Municipal pelo telefone 153, ou através do WhatsApp pelo número 98166-7790.