Sejesp apoia curso de formação de árbitros profissionais

Juventude e Esporte
26/10/2017 10h15

A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em conjunto com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), vai apoiar o Curso de Formação de Árbitros Profissionais do Estado de Sergipe, que terá início no mês de janeiro de 2018. As inscrições para o curso já se encontram abertas na sede da Federação Sergipana de Futebol (FSF), que fica na rua Vila Cristina, 1010, no Complexo Desportivo Lourival Baptista, no bairro São José.

O curso de formação de novos árbitros terá duração de 12 meses, com uma carga horária de 280 horas, onde as aulas serão ministradas sempre aos sábados pela manhã, no auditório da Sejesp, na avenida Gonçalo Prado Rolemberg, 1145, no Centro.

Para o secretário Jorge Araujo Filho, ter a secretaria como sede do curso que ajudará a formar novos árbitros para o futebol sergipano e brasileiro é muito gratificante. “Nós da Sejesp nos sentimos privilegiados por poder colaborar com o engrandecimento do futebol sergipano, que não é feito apenas por clubes e jogadores, mas também pelo quadro de arbitragem. Termos bons árbitros apitando nossos campeonatos ou de outros estados ajuda a alavancar o nome do estado e do futebol sergipano, afinal esse é um dos papéis da secretaria, fomentar o esporte”, enfatiza Jorge Araujo, que encerra dizendo que a AAPF-SE irá disponibilizar três vagas para os colaboradores da secretaria.

Segundo o presidente da Associação de Árbitros Profissionais do Estado de Sergipe (AAPF-SE), Ivaney Alves Lima, a procura pelo curso tem sido muito grande, o que fez a associação abrir uma nova turma. “Desde 2009, quando assumimos a associação nós já formamos muitos árbitros, e muitos deles estão hoje nos quadros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apitando jogos das principais divisões do futebol brasileiro bem como do futebol sergipano, e sempre com grande destaque. O que fortalece bastante o nível da arbitragem sergipana, nos deixando muito orgulhosos e certos de que nosso trabalho está na direção certa”, declara Ivaney.

Cada turma formada pela Escola de Arbitragem presta uma homenagem a algum árbitro sergipno. A última, por exemplo, levou o nome de Sidrack Marinho, que esteve em evidência durante a década de 90, e hoje administra a Arena Batistão. A do ano que vem levará o nome do secretário de esporte do estado, Antônio Hora Filho que, assim como Sidrack, por muito tempo foi referência da arbitragem sergipana e brasileira.

Requisitos para participar do curso

Ter idade mínima de 18 anos, e segundo grau completo. No ato da inscrição deve ser paga uma taxa de R$100,00, e ao longo dos 12 meses de curso, uma mensalidade de R$250,00, que inclui material didático, camisa do curso, além de uniformes para o estágio supervisionado e preparação física. A data de encerramento para a inscrição no Curso de Formação de Árbitros Profissionais do Estado de Sergipe, está prevista para o dia 11 de dezembro.