Praia Limpa: Sema sensibiliza cidadãos a práticas ambientalmente corretas

Meio Ambiente
29/10/2017 20h42

Este domingo, 29, foi de bastante sol, lazer em família e muito aprendizado sobre a importância da conservação das praias. Foi assim que o programa Praia Limpa, da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), sensibilizou banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju. 

O Praia Limpa é um programa desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental da Sema e surge da necessidade de haver um maior engajamento por parte de toda a população em prol de práticas mais conscientes, a exemplo do descarte correto de resíduos e respeito aos animais marinhos. "A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolhe das praias da cidade cerca de nove toneladas de resíduos por dia. Diante deste número alarmante, nós, da Educação Ambiental da Sema, decidimos criar o Programa Praia Limpa, que também está fundamentado na lei 4.800/2016, da ex- vereadora Lucimara Passos, em que trata da obrigatoriedade da utilização de cestos de lixo, por parte de todos que realizam algum tipo de comércio na faixa litorânea, desde pequenos ambulantes a grandes bares", explica a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro. 

De acordo com o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, que prestigiou o evento, a limpeza das praias é um trabalho realizado constantemente pela Emsurb, porém, mesmo assim, as pessoas ainda continuam sujando. "O programa Praia Limpa, idealizado pela Sema, vem ajudar o nosso trabalho através da sensibilização em manter um ambiente limpo, em condições de ser utilizado", declara.  

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, explica que é necessário manter o ambiente da praia totalmente limpo, não só pela questão da sujeira, mas também pelo fato de, desta maneira, ter um ambiente mais harmonizado e belo, onde toda a população poderá usufruir, como também coibir à mortandade de animais marinhos. "Ao se deslocar à praia e consumir o seu produto, o cidadão precisa estar consciente de que é necessário dar um destino correto a ele, ou seja, o jogando na lixeira. Temos uma das mais belas praias do litoral nordestino e que precisamos conservar. Por isso, estamos realizando hoje esse evento, que será ampliado. Essas ações ocorrerão durante todo o ano em parceria com a rede hoteleira, bares, restaurantes, pequenos comerciantes; e, principalmente, de toda a população", fomenta. 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também acompanhou o evento e ressaltou que o programa Praia Limpa é uma das provas do cuidado da sua gestão com o meio ambiente de Aracaju. "Este programa tem uma importância muito grande. É uma chamada ao cidadão para que ele faça a sua parte. Estamos trabalhando para manter limpa a nossa cidade e, para isso, precisamos contar com o apoio de todos", afirma. 

Dia de sensibilizações

As atividades que aconteceram no turno da manhã se iniciaram com uma blitz educativa nas proximidades dos Arcos da Orla. Com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Mix FM, os motoristas que transitavam pelo local foram abordados e orientados pela equipe da Sema sobre a importância da conservação das praias.

O banhista Elton Izidro foi um dos motoristas abordados e fez questão de parar para ser orientado sobre ações mais conscientes. "Eu acho importante esse tipo de abordagem para incentivar as pessoas a repensar sobre os seus atos. Só assim, as nossas praias serão mais limpas", declara Elton.  

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofereceu serviços de saúde. Através do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais, as pessoas interessadas realizaram exames, em uma unidade móvel, de HIV e Aids, Sífilis, Hepatite B e C, e receberam o resultado cerca de 20 minutos depois.  A estudante de 22 anos, Natália Souza, aprovou a iniciativa. Além de acompanhar as outras atividades do projeto, ainda aproveitou para realizar todos os exames ofertados pela unidade móvel da SMS. "Vim curtir a praia com as amigas e aproveitei para fazer o teste de HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e C. Foi bem simples e rápido. Sempre é bom realizar esses exames, a gente ter uma oportunidade dessa já fica mais tranquila quanto à nossa saúde", declara.  

Atividades esportivas realizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) movimentaram o evento. Houve aula de Zumba e jogos de futebol e tchoukball. Já o Projeto Tamar e o Ecologia Marinha na Escola (Emane) exibiram uma exposição sobre os trabalhos que vêm realizando quanto à proteção dos animais marinhos.  De acordo com a vice-gestora do Projeto Tamar, Aline Castelo, uma das causas da mortandade de animais marinhos é em decorrência do descarte incorreto de resíduos. "Em relação aos animais que ali habitam, muitos deles, a exemplo das tartarugas marinhas, acabam morrendo por ingerir resíduos sólidos, como garrafas pets e sacos plásticos, que são descartados no mar. O nosso objetivo é sensibilizar os aracajuanos e até mesmo os turistas quanto a essas problemáticas", esclarece.  

O pequeno Esdras Matheus, de 9 anos, veio acompanhado do seu pai para curtir o domingo na praia e também aproveitou bastante as atividades oferecidas pelo programa. "Eu joguei futebol, fiz pintura sobre as tartarugas e os golfinhos e também prestei atenção sobre o porquê que muitos deles acabam morrendo no mar, por causa do lixo. Eu aprendi bastante sobre o meio ambiente, de ter um maior cuidado, como não jogar lixo na praia", explica.

Intervenções

Com o intuito de expor para a sociedade a dimensão de todo o lixo que é jogado diariamente nas praias de Aracaju, totens educativos foram colocados pelas areias da praia. Houve também a intervenção intitulada 'O peso do seu ato', em que um guindaste com uma quantidade considerável de lixo foi içado nas proximidades da Passarela do Caranguejo.  Uma escultura de areia foi confeccionada. Para a sua finalização foi necessário cerca de 7 horas, resultando em um desenho de alguns animais marinhos, como uma baleia, golfinho e tartaruga. Ao redor deles, destacavam-se alguns materiais que são descartados no mar, como garrafas e pneus. 

Além da escultura de areia, a exibição do monumento gigante de uma tartaruga feita com garrafas pet chamou a atenção dos visitantes que passeavam pelos lagos da Orla, como foi o caso do professor Telmo Oliveira. "Passeando com a família, avistei esse monumento que me chamou bastante atenção. Acabei vindo até ele e fiquei encantado com essa arte. A Sema está de parabéns em promover esses tipos de ações. Que elas sirvam para melhorar o pensamento do cidadão quanto às suas práticas", diz Telmo. A programação se encerrou no fim da tarde com uma soltura de tartarugas em parceria com o Projeto Tamar.

Parcerias

Para realizar a ação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, teve o apoio de diversas instituições. "Só conseguimos realizar esse belíssimo e relevante trabalho graças ao apoio de empresas privadas, órgãos públicos municipais e estaduais; artistas e instituições que se engajaram junto com a gente nesta causa em prol da conservação das praias", garante o secretário Augusto Cesar Viana.

A Sema contou com o apoio de diversos parceiros. As empresas: Amaru, Donato, Eskimó, Eli Promoções, Mix Aracaju, Movimento Fitness, Neto Guindastes, Vitória Brasil. Órgãos Estaduais e Municipais: Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) Guarda Municipal (GMA); Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Governo de Sergipe; Corpo de Bombeiros; Energisa. Insituições: Universidade Tiradentes (Unit), através do projeto Conduta Consciente; Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Ecologia Marinha na Escola (Emane); Projeto Tamar, Grupo Percussionar.