Planejamento Estratégico é apresentado e discutido com colaboradores da Semict

Indústria, Comércio e Turismo
31/10/2017 14h55

Na manhã desta terça-feira, 31, com a presença da coordenadora do Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju, Fernanda Oliveira, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, reuniu todos os membros de sua equipe para apresentar e discutir o Planejamento Estratégico (PE) da gestão para os próximos anos.

Jorge iniciou a reunião detalhando o processo de construção de um planejamento estratégico, definido por ele como “um momento rico para motivação do grupo, a partir da definição de estratégias, diretrizes e objetivos”, mas alertou que “tão importante quanto o ato de planejar é executar o que foi planejado”, e enalteceu a condução do prefeito Edvaldo Nogueira no processo. “Quando o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o Planejamento Estratégico da gestão, vi que era um planejamento diferente de tantos que participei, seja no ambiente público ou privado, porque o segredo de um plano sair do papel é o líder estar a frente, conduzindo o trabalho, e isso o prefeito tem feito, participando de todas as reuniões, conduzindo e pautando os trabalhos”, revelou.

Mais um importante destaque feito por Jorge Santana foi o compromisso político e administrativo do prefeito na construção do plano. “Praticamente todos os compromissos presentes no programa de governo, que eu tive o privilégio de coordenar, estão presentes neste Planejamento. Quem ler o programa de governo vai ver o planejamento refletindo os compromissos do programa de governo. Isso é muito relevante”, considerou.

O plano é organizado em torno de cinco focos estratégicos: 1) tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa; 2) promover o desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis; 3) promover o desenvolvimento humano e social; 4) garantir a excelência na prestação dos serviços públicos e gestão orientada para resultados para a inovação; 5) assegurar protagonismo do munícipe na gestão e nas políticas públicas.

São 65 projetos de toda a administração direta e indireta, sendo 46 apontados na primeira etapa (70,77%), com previsão de execução até julho/2018, e 19 na etapa final (29,23%), prazo de execução até o fim do mandato. Dentre os projetos que compõem o planejamento, a Semict é responsável por quatro deles: Aracaju na Palma da Mão e Aracaju Competitiva, voltados para a inovação e desenvolvimento econômico; e Captação de Grandes Eventos e Turismo Forte, voltados para o turismo. Eles foram apresentados pelo coordenador de projetos da secretaria, o economista Wirlan Bernardo, e pelas assessoras de turismo, Kate Salomão e Viviane Castro.

Ao final da reunião, a coordenadora Fernanda Oliveira se colocou à disposição para esclarecimentos e considerou importante o processo de conhecimento e participação dos servidores na execução do plano. “A intenção de apresentar o planejamento envolvendo todas as secretarias é exatamente para que todo mundo saiba que o seu serviço influencia no planejamento estratégico e por isso é preciso ter conhecimento dele”, finalizou.