Inscrições para o 1º Prêmio Mário Jorge de Poesia encerram no próximo sábado

Cultura
07/11/2017 12h30

O 1º Prêmio Mário Jorge de Poesia, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está em fase final para encerramento de inscrições para quem deseja concorrer. Os interessados em participar têm até o próximo sábado, 11, para se cadastrar no Mapa Cultural de Aracaju e efetuar a inscrição.

Inspirado em um dos mais renomados poetas contemporâneos, o sergipano Mário Jorge de Menezes Vieira, reconhecido nacionalmente pelo texto com fortes influências das vanguardas poéticas (poesia concreta, poesia social, tropicalismo e poesia marginal), o concurso tem como proposta descobrir e divulgar novos talentos da poesia aracajuana.

A premiação é destinada aos poetas que residem em Aracaju e que estejam regularmente cadastrados no Mapa Cultural da Cidade, recém lançado pela Funcaju. Cada participante pode inserir até dois poemas para a competição. Menores de 18 anos podem concorrer, desde que a inscrição seja autorizada pelos pais ou responsáveis. A premiação acontece no dia 23 deste mês, no Teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju. Os vencedores ganharão troféus e certificados.

Esse concurso, avalia o presidente da Funcaju, Silvio Santos, serve como homenagem ao poeta que faria (no dia da premiação) 71 anos, e como estímulo aos novos talentos. “É uma forma de conhecer poetas com características similares ao do talentoso Mário Jorge, e sobretudo é um reconhecimento e homenagem ao grande poeta que tanto lutou contra os problemas sociais no período da Ditadura Militar através dos seus poemas, repletos de significados e composições textuais que impressionavam”, destaca.