Prefeitura trabalha nos bairros Cidade Nova e Japãozinho

Obras e Urbanização
09/11/2017 14h51

Aracaju é uma cidade que apresenta na zona Norte algumas áreas mais elevadas, com morros e colinas no relevo, e é por conta disso que são fundamentais obras que garantam a estabilidade dos terrenos. Pensando no bem-estar das populações que moram nestas regiões, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), atua preventivamente nos bairros da zona Norte para garantir saneamento básico para evitar riscos durante os períodos de chuva.

No loteamento Maracaju II, bairro Cidade Nova, a empresa municipal tem trabalhado para garantir uso ordenado do solo e, assim, evitar o aparecimento de problemas ambientais e estruturais nas ruas do loteamento. Uma retroescavadeira e operários atuaram nas ruas mais altas, contemplando a drenagem e a pavimentação e garantindo a consolidação do terreno. Toda a ação é respaldada por parâmetros técnicos e objetiva a melhoria da vida das pessoas que moram no Maracaju II.

Outro ponto beneficiado foi o bairro Japãozinho, situado nas proximidades do Morro do Urubu e de áreas de manguezais. Com características semelhantes ao que acontece com os demais bairros do extremo norte de Aracaju, é uma área onde coexistem altitudes e outras mais baixas. A rede de drenagem do bairro passou por reparos e as manilhas foram substituídas, ampliando a capacidade de absorver as águas pluviais.

A preocupação com os bairros da região e os trabalhos que têm sido desenvolvidos fazem parte das ações necessárias para reconstruir a infraestrutura da cidade, como explica Sérgio Ferrari, presidente da Emurb. "O início da ocupação desta parte da cidade se deu de forma desordenada ainda no século XX e, hoje, força o poder público a intervir com ações preventivas que corrigirão estas distorções a médio e longo prazos. Para isso, utilizamos uma metodologia que objetiva a identificação e o mapeamento de todas as áreas altas. É um desafio que com certeza a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira fará história", afirma o engenheiro.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).