Crianças do Cras Santa Maria se encantam com a magia da tela do cinema

Assistência Social e Cidadania
09/11/2017 17h49

Ao colocar os pés no tapete vermelho, o cheiro de pipoca e manteiga já denunciava onde as 41 meninas e meninos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Santa Maria, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, estavam. “No cinema, claro!”, afirmou uma das crianças quando questionada pela educadora. Foi com os olhos atentos frente à beleza da sétima arte que, em fila e de forma muito educada, cada uma delas pegou seu ingresso para embarcar nas aventuras da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), na tarde desta quinta-feira, 9, em um dos shoppings da capital.

Na tela, o longa metragem A Guerra dos Botões (2011), baseado no livro homônimo do escritor francês Louis Pergaud, publicado em 1913. Embalando a trama, a reflexão sobre a inocência, as vantagens de ser criança e os conflitos de ser adulto. “Aproveitamos a oportunidade do festival para proporcionar uma experiência diferente do que eles têm lá no Cras diariamente. Exercemos muitas atividades que contemplam este tipo de discussão, mas trazê-los para cá é uma forma diferente de dar acesso a outras realidades e perspectivas, tirando-os da rotina. Este tipo de ação é importante, pois muitos sequer sabiam o que era uma sala de exibição”, explicou a coordenadora do Cras Santa Maria, Joelma Moreira.

Paula Victória Santos, de 6 anos, ficou encantada por conta do passeio com os amigos, com o cheiro de pipoca e “com tudo”, como ela mesma disse. “Eu me lembro que eu já vim aqui com minha tia e meu tio, mas tem muito tempo porque a gente não pode gastar. Eu estou achando legal vir aqui e quero ver qualquer coisa que eu me divirta. Eu gosto de me divertir e me sentir bem, como quando eu faço balé e capoeira no Cras”, falou sabiamente a pequena. Já para Ana Angélica Santos, de 12 anos, um mundo novo se abre, diante do que se pode considerar sua estreia. “É a primeira vez que eu venho ao cinema e estou achando ótimo”.

O passeio foi uma parceria com o Fici, que cedeu ingressos, pipoca e refrigerante de forma gratuita. De acordo com a produtora local do evento, Deyse Rocha, a iniciativa faz parte de um pensamento de compromisso com a inclusão social. “A intenção do Fici também é a de que possamos atingir cerca de 10 mil crianças e adolescentes atendidos pelo poder público, linkando sempre aos serviços oferecidos dentro dos equipamentos e das escolas. Assim o profissional que as acompanha poderá trabalhar, de forma lúdica, o conteúdo que foi visto durante as exibições”.