Grupo Aratrio é atração do projeto ‘Quinta Instrumental’

Cultura
09/11/2017 22h57

A noite foi saxofone, soprano, barítono, piano, escaleta e percussão. O grupo Aratrio animou o público no ‘Quinta Instrumental’, projeto totalmente gratuito realizado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Na noite desta quinta-feita, 9, o grupo mostrou um repertório diferenciado, marcado pela forte influência dos ritmos encontrados nas manifestações folclóricas do estado e de algumas partes do Brasil.
 
Uma das melhores atrações instrumentistas de Sergipe. É assim que o trio é considerado por especialistas da música sergipana e foi o que se viu no ‘Quinta Instrumental’. Com teatro lotado, a atração era aplaudida a cada música. Foi possível perceber, através dos ritmos, as características sonoras das músicas de alguns grupos folclóricos sergipanos, a exemplo do Samba de Pareia e a Taieira.

Mais uma vez o público elogiou e aprovou a atração escolhida pela Funcaju. O músico Alejandro Habib, líder do grupo, agradeceu pelo convite e também fez uma observação. Segundo ele, o cenário instrumental fortaleceu muito depois da iniciativa da prefeitura e a fundação. “Só temos a agradecer a todos os envolvidos. É importante reforçar o quanto somos muito bem tratados aqui. Além disso, reforçar a contribuição do Quinta na consolidação da música instrumental no estado. O público vem e aprova. Ou seja, aqui foi plantada uma semente, que germinou, cresceu e hoje está dando bons frutos”, observa.
 
O presidente da Funcaju, Silvio Santos, presente na plateia, disse é perceptível a aceitação do projeto por parte dos artistas e público. “Eu fico muito contente em saber que o Quinta Instrumental está dando tão certo. O projeto surgiu através de um planejamento junto com a Prefeitura. Hoje a gente percebe o quanto o evento tem contribuído com a formação e fortalecimento desse público, que tem tanta aptidão pela música instrumental”, destacou.

Essa é a segunda vez que o técnico em informática, Luciano Almeida, prestigia o evento e leva o filho com ele. O garoto está ingressando no mundo da música instrumental, e, segundo Luciano,  essa é uma forma de apresentar alguns artistas e incentivá-lo. “Eu vim acompanhar o grupo renascentista Renantique e agora o Aratrio. Realmente tem sido muito gratificante, principalmente, porque meu filho começou a praticar alguns instrumentos. Ou seja, trazê-lo além de funcionar como um certo incentivo, ainda mostra como de fato é o processo e alguns artistas que está na área e são bem consagrados. A proposta do projeto realmente é muito boa. Só desejamos vinda longa”, disse.
 
O projeto
 
Desenvolvido desde o início do segundo semestre deste ano, o projeto Quinta Instrumental surgiu através de ações de um planejamento realizado pela Prefeitura, junto com a Fundação Cultural Cidade de Aracaju, que tem como propostas ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com as diversas linguagens das artes e oferecer a comunidade música de qualidade. 
 
Todas as quintas-feiras (exceto feriados), o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado em frente à praça General Valadão, recebe artistas consagrados na música instrumental. O evento acontece sempre às 19 horas e tem entrada gratuita.