USF Manoel de Souza Pereira promove caminhada por uma “Jabotiana Saudável”

Saúde
10/11/2017 18h34

A Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, localizada no conjunto Sol Nascente, promoveu a “16ª Caminhada Construindo uma Jabotiana Saudável”, com o objetivo de promover ações educativas e intersetoriais voltadas para a prevenção do meio ambiente. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 10, e contou com a participação da comunidade, através do Conselho Local de Saúde, das escolas, do comércio, da Igreja Católica e das associações de moradores dos Conjuntos Santa Lúcia, Sol Nascente e Juscelino Kubitschek.

Para o gerente da USF, Vanderson Nunes de Almeida, a maior importância deste evento é a conscientização para fazer um mundo melhor, mais saudável, em um meio ambiente limpo e arborizado. “Essa caminhada envolve várias escolas do bairro Jabotiana, onde os alunos são estimulados a promover uma sociedade mais saudável, mostrando a importância de não se jogar lixo nas ruas e esgotos, bem como o cuidado constante com as árvores no nosso meio ambiente. Em todos os 16 anos de existência, esse evento sempre foi lindo de se ver, pois pessoas de todas as idades fazem questão de participar e de contribuir com o nosso ideal”, emocionou-se Vanderson.

Segundo a técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lijane Silva, essa é uma ação iniciada pela unidade de saúde e abraçada por toda a comunidade da Jabotiana. “Participei não apenas representando a SMS e o Projeto Vida no Trânsito, da SMTT, mas vim também como ser humano, que tem consciência ambiental e entende o valor de contribuir para um planeta mais saudável. O nosso projeto valoriza a intersetorialidade e a questão ambiental, e isso está intimamente ligado com a saúde das pessoas. Por esse motivo é importante participar, e foi essa mesma motivação que vi em toda comunidade que participou dessa ação”, relatou Lijane.

O bairro Jabotiana é uma das localidades da Capital que possui mais áreas verdes. Nele há praças e canteiros bem arborizados, além de muita diversidade natural com presença de manguezais, colinas verdes, trechos de Mata Atlântica, sítios de coqueiros e mangueiras, lagoas e brejos, e afluentes dos rios Poxim e Pitanga. Também fizeram parte dessa ação, uma atividade do Programa Academia da Cidade, a plantação de mudas de árvores e apresentações culturais.