Centenas de pessoas são beneficiadas com espaço da Fundat no Shopping Riomar

Agência Aracaju de Notícias
13/11/2017 08h54

Tão importante quanto criar equipamentos públicos de incentivo ao trabalho e à formação profissional é oferecer esses recursos de forma desburocratizada e em locais estratégicos para facilitar o acesso dos usuários. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Aracaju inaugurou no Shopping Riomar mais um polo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que, em menos de um mês, já recebeu centenas de pessoas interessadas em seus serviços.

O polo oferece para a população os serviços de emissão da carteira de trabalho, cadastramento de currículos para vagas de empregos e inscrições para os cursos de capacitação realizados pela Fundat. Apesar de esses mesmos serviços serem ofertados na sede do órgão, no bairro Centro, a localização do novo ponto facilita o acesso dos usuários - principalmente moradores das zonas Sul e de Expansão, que agora se deslocam menos para utilizar os serviços.

Desde a inauguração do espaço, no dia 25 de outubro, a procura tem sido intensa. Até o momento, 350 cadastros de currículos já foram registrados, além das 278 atualizações de cadastros e 34 emissões de carteiras de trabalho, o que evidencia a importância da disponibilidade dos serviços no local.

Um dos usuários beneficiados pela disponibilidade do novo ponto é o garçom e cozinheiro José dos Santos, de 32 anos, que contou já ter conseguido um emprego no ramo da hotelaria através da Fundat e, por estar precisando de um novo trabalho, procurou o espaço no Riomar para atualizar o currículo e ter mais chances de obter êxito em sua busca. "É muito significativo para todas as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho. Nós já tínhamos a Fundat do bairro Centro, mas essa nova opção de acesso facilita a vida das pessoas que moram longe da sede. Ficou muito melhor. Como já consegui um emprego rapidamente com a ajuda da Fundat, hoje voltei aqui para conseguir outra vaga no meu ramo, que é onde gosto de trabalhar", contou.

Além dele, a estudante de Engenharia Agrícola, Débora Oliveira, de 24 anos, também procurou o espaço da Fundat para fazer o cadastro do seu currículo e conquistar o tão esperado emprego, em breve. "Acho interessante a criação desse espaço em um local onde várias pessoas visitam todos os dias. Às vezes muita gente passa distraída aqui na frente, como eu, mas vê o espaço e aproveita a oportunidade para utilizar os serviços, e isso já ajuda bastante", relatou.