Reconstrução: segue avançada obra do loteamento Moema Mary

Obras e Urbanização
13/11/2017 10h25

Um problema que perdura por anos se encaminha para ser resolvido. Os moradores do loteamento Moema Mary, localizado no Santos Dumont, padeciam com a falta de infraestrutura do local, que possui terreno íngreme e com altitudes, prejudicando regiões do entorno, a exemplo da avenida Euclides Figueiredo. Com a obra executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a vida de 176 famílias que vivem no loteamento começa a ser transformada e os cerca de R$ 2,5 milhões conveniados com o Governo Federal e investidos começam a se materializar em benefícios concretos.

Os investimentos incluem a implantação de drenagem pluvial, rede coletora de esgotos e pavimentação de 12 ruas, além da construção de um de muro de contenção em alvenaria de pedra na base do morro que fica na parte mais alta do Moema Mary, beneficiando diretamente 46 famílias que vivem na área. Com isso, os riscos de deslizamento de terras ou acúmulo de lixo são equacionados definitivamente, garantindo o saneamento básico para as pessoas que moram tanto no loteamento, como nos bairros do entorno e que hoje se veem prejudicadas em períodos de chuvas pelas águas que descem do morro. 

Além dos problemas estruturais, o Moema Mary também apresentava demandas que já estavam judicializadas. Desde 2005 havia um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) que determinava ao loteador a apresentação de um parque urbanístico que contemplasse a infraestrutura do local para que, em seguida, o poder público municipal pudesse atuar com obras estruturantes. Após garantir as exigências legais e técnicas, bem como assegurar os recursos que estavam desde 2015 no Ministério das Cidades à disposição da Prefeitura, mas prestes a retornar ao Governo Federal pela inércia do governo anterior, a obra foi retomada em meados de junho deste ano e segue a todo vapor.

A rede de drenagem está sendo implantada nas ruas das duas partes do loteamento. Cerca de 20 operários trabalham na obra e se dividem entre remoção e nivelamento do terreno, topografia, implantação de drenagem e medições de ruas.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente da empresa municipal, mesmo com a obra ainda na fase de implantação de equipamentos urbanos que ficarão subterrâneos, já se percebe avanços e o cronograma vem sendo respeitado. "Muitas vezes somos levados a acreditar que uma obra está adiantada quando vemos asfalto nas ruas, ajardinamento etc. Entretanto, neste caso do Moema Mary, posso afirmar que os serviços estão bem adiantados, salvo no período das chuvas que, pelas condições do terreno e da fase da obra, era incompatível continuar com as frentes de trabalho. Mas, hoje, na maioria das ruas, já foi implementada a drenagem pluvial e nossas equipes têm avançado", explica.